Não à toa, os empresários que tem essa noção, buscam de forma incansável automatizar processos, assim reduzindo custos.

Diversos setores têm evoluído na automatização de seus processos. Desde Hospitais que possuem Robôs auxiliares a carros que não necessitam de condutores para trafegarem.

E é óbvio que no campo do Marketing não poderia ser diferente.

O que é Automação de Marketing?

O conceito de automação de Marketing abrange todas as ações que automatizem processos a partir de softwares.

Por exemplo, quando você compra um produto qualquer em determinada loja online, logo em seguida você recebe um e-mail com a confirmação das compras.

Agora imagine se para todos os clientes dessa loja, houvesse um funcionário que fica apenas enviando esse tipo de e-mail para clientes. Parece perda de tempo e recursos, certo?

E é mesmo!

Esse funcionário poderia realizar atividades que são muito mais importantes para o crescimento da loja, do que enviar e-mails de confirmação para clientes, se esse processo fosse automatizado.

A automação de Marketing também tem um potencial incrível dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é uma estratégia na qual você oferece uma isca gratuita de qualidade (e-book, checklist, ferramenta, curso, etc) para as pessoas, capta seus meios de contato e inicia um relacionamento que poderá resultar em vendas.

O processo de envio de e-mails ou SMS para as pessoas que trocaram seus contatos pela isca oferecida por você, pode ser automatizado através de ferramentas.

O Funil de Vendas também pode ser automatizado, ou seja, se um usuário possui o perfil de cliente ideal, conhecido como Persona, e já está há algum tempo interagindo com os seus materiais, a própria ferramenta indicará que é hora de entrar em contato para uma conversa mais comercial.

Benefícios da Automação de Marketing

Aumento da Produtividade

Como já citado no tópico anterior, os processos automatizados de Marketing possibilitam um melhor aproveitamento do tempo da equipe de Marketing.

Desse modo o time poderá focar em outras atividades de maior importância que enviar e-mails para sua lista.

Aumento da Lucratividade

É possível gerar contatos (leads) através de automação de marketing, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing como também citado no tópico anterior.

Outra possibilidade é a fidelização de clientes que compraram algum produto em sua loja, assim gerando vendas recorrentes.

A fidelização de clientes necessita de menos investimento que conseguir clientes novos, por isso é tão importante investir nesse aspecto.

Respeita o Ciclo de Compras

Você já deve ter recebido, seja por e-mail ou telefonema, uma proposta de uma empresa ou loja, que não tinha nada a ver com o seu perfil.

Esse é o tipo de coisa que deixa qualquer um irritado, pois no geral ninguém gosta de ser incomodado com esse tipo de mensagem.

Isso acontece porque algumas empresas não respeitam o Ciclo de Compras do Consumidor.

Aqui na VR SYS Agência Digital, nós afirmamos que o Ciclo segue esses 5 passos:

1º Passo - Consciência

A consciência é o momento onde o indivíduo descobre seu produto ou serviço. Nesse primeiro passo, ele ainda não tem a intenção de comprar, ou seja, não é ideal para contatos comerciais.

2° Passo – Pesquisa

Após saber da sua existência, o consumidor pesquisará as características de seu produto. Nesse momento um contato mais comercial não é recomendado.

3º Passo – Comparação

Nesse momento ele buscará comparações entre produtos e preços de concorrentes. Esse é o momento ideal para que você entre em contato com ele para poder apresentar seu produto ou serviço de uma forma mais humana.

4° Passo – A Compra

A compra é o momento pelo qual o consumidor decide comprar de você e passará por todo o processo de pagar e receber o produto ou serviço.

5° Passo – Retenção

Se o cliente gostar da qualidade do serviço, ele desejará comprar novamente. Como já disse, a fidelização de clientes custa menos que conseguir outros novos, por isso vale a pena investir na automação de Marketing voltada para ganhar o coração dele.

Com a automação de Marketing, é possível construir um funil de vendas, assim quando um cliente em potencial chega ao fundo desse funil, você poderá entrar em contato com ele e ter mais chances de sucesso.

Cria autoridade no seu mercado

Se você trabalha com estratégia de Inbound Marketing, a automação de Marketing pode te auxiliar na criação de autoridade dentro do seu mercado.

Quando você disponibiliza um material como e-book, curso ou checklist, você mostra para as pessoas que você é entendido do assunto.

Autoridade é um fator muito importante para uma empresa e nos últimos anos se tornou um fator de ranking SEO com o novo algoritmo E-A-T do Google.

A informação certa para a pessoa certa

Na automação de Marketing é possível segmentar contatos de acordo com seus interesses, região, idade, e outras características.

Vamos supor que você possui dois produtos diferentes com públicos-alvo também diferentes.

Na automação de Marketing você pode enviar conteúdos que são mais relevantes para o público-alvo 1 e outros para o público-alvo 2.

Redução de Falhas Humanas

Um dos erros mais fatais no contato com o um cliente são os erros de português. Isso pode acontecer com as melhores almas, quando elas estão com muito pressa.

Com a automação de Marketing você precisa revisar seus e-mails somente uma vez, pois eles serão enviados automaticamente para sua lista de e-mails.

Melhora a experiência do consumidor

Uma boa experiência de compra é essencial para gerar novas vendas. Por isso ter uma automação de Marketing que envia de forma automática a confirmação da compra, o carrinho que foi abandonado e cupons de desconto aumentam sua taxa de conversão.

Como criar uma estratégia de Automação de Marketing?

A estratégia mais adequada para sua empresa depende de 3 coisas:

1 - Perfil de Cliente ideal

Caso você ainda não saiba quem são seu público-alvo e personas, recomendo muito descobrir antes de criar sua estratégia de marketing, pois você poderá focar em pessoas que tem mais chances de conversão.

Como o e-mail é o meio mais usado para automação de marketing, você se sentirá inclinado a fazer via e-mail, mas nem todas as pessoas utilizam esse meio.

Por exemplo, caso a sua empresa tenha um público-alvo mais de idade, e-mail não é o melhor caminho para se criar um relacionamento.

Lembre-se também que Tom de Voz é importante.

Dependendo do público-alvo você terá que usar uma linguagem mais culta em seus e-mails, enquanto que com outros você poderá usar gírias e uma linguagem menos formal a vontade.

2 - Preço e Complexidade do Produto

Suponhamos que você queira comprar um carro e um sapato. Quais dessas duas compras você acha que levará mais tempo? É óbvio que você levará mais tempo no carro, pois tanto o preço e a complexidade do carro são maiores que a do sapato.

Os produtos possuem durações diferentes de jornada de compra e isso deve ser levado em conta quando estiver montando sua estratégia de automação de marketing.

A estratégia que funciona para uma agência de criação de Lojas Virtuais como a VR SYS Agência Digital, talvez não funcione para uma papelaria online, pois nosso produto é mais caro e complexo.

3 - Modelo de Negócios

O seu modelo de negócios é algo que deve ser levado em consideração. Vamos supor que um Petshop que fica em Londrina receba uma inscrição de alguém de Porto Alegre.

A não ser que esse Petshop tenha uma loja virtual, talvez não valha a pena entrar em contato com esse cliente, mesmo que ele esteja no momento certo do Ciclo de Compras ou ainda tenha alguns traços da sua Persona.

O mesmo vale para um jovem de 16 anos que se inscreveu em uma newsletter de uma empresa B2B. Apesar da empresa atender em qualquer lugar do país, um cliente como esse jovem não tem condições e nem mesmo interesse em assinar um contrato de 3 dígitos ou mais e por isso não deve ser qualificado como cliente ideal.

Ferramentas gratuitas de Automação de Marketing

Hoje no mercado, existem várias ferramentas com modos Freemium, grátis porém com algumas limitações.

Por serem grátis, elas são muito interessantes para quem ainda não tem um grande orçamento de marketing disponível.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é se é possível integrar sua plataforma de Loja Virtual e seu software ERP com a ferramenta de Automação de Marketing, antes de construir sua estratégia.

MailChimp

A versão gratuita do MailChimp, permite o envio de até 12.000 e-mails mensais e 2.000 assinantes em sua lista. Esse é a melhor versão Freemium das ferramentas que serão mostradas.

No MailChimp você poderá criar e-mails, landing pages, listas de e-mail, segmentos de usuários e campanhas automatizadas para E-commerce, tudo isso na versão gratuita.

O problema do MailChimp é que ele não tem versão traduzida em português ☹.

É a plataforma de automação de marketing mais usada no mundo e seu plano básico custa 40 euros, algo em torno de 170 reais desde a publicação desse post.

SendinBlue

O SendinBlue se coloca como uma alternativa ao MailChimp. Sua versão Freemium permite até 300 e-mails por dia, que em média dá 9.000 e-mails por mês, e número de assinantes ilimitado.

A única diferença entre o freemium do MailChimp e do Sendiblue é que o editor de landing pages do Sendinblue é pago.

Em compensação os valores dos planos pagos SendinBlue são bem mais em conta, com opções a partir de 19 euros, algo em torno de 81 reais desde a publicação desse post.

Mautic

O Mautic é uma ferramenta de automação de marketing open-source que se popularizou bastante nos últimos anos.

A versão gratuita da ferramenta é ilimitada, porém é necessário baixar e instalar em um servidor interno.

A versão paga do Mautic, não necessita de instalação e para obter um preço é necessário entrar em contato com um vendedor.

Ville Target

O Ville Target é uma ferramenta de automação de marketing brasileira que possui versão freemium que permite até 300 assinantes e 3.000 e-mails por mês.

Apesar de ter uma versão gratuita bem mais limitada que as opções anteriores, o plano pago básico custa apenas R$34,90 mensais, excelente para quem está iniciando.

Sobre as ferramentas

Todas as ferramentas acima possuem a opção de importar assinantes. Isso permite que você não fique preso em uma só ferramenta.

Existem outras ferramentas que não possuem versão grátis, mais são dignas de menção honrosa como o RD Station, Lead Lovers, InfusionSoft e Marketo.

O Marketing Hub da Hubspot até possui uma versão grátis, mas as funcionalidades de automação de Marketing estão bloqueadas na ocasião de escrita deste post, por isso não entrou na lista.

Conclusão

A Automação de Marketing é um dos investimentos mais baratos e com alto potencial de retorno financeiro quando o assunto é Marketing Digital.

E o melhor é que existem ferramentas gratuitas para quem não possui orçamento!

Incentivo você a começar agora mesmo, criando uma estratégia de automação e escolhendo a ferramenta freemium que preferir.

Se precisar de mais dicas acesse nosso blog!

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.