Muitos autores definem estágios distintos para esse ciclo, vamos seguir o do Neil Patel.

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1 – Consciência

Esse estágio refere-se a quando o consumidor se dá conta de que tem uma necessidade, de que há um problema que precisa de solução e que a solução seria um produto ou serviço.

Usando um exemplo nosso, você acabou de criar uma marca para sua empresa e quer renovar e expandir seu negócio e se dá conta de que um site seria uma ótima ferramenta para isso.

Nesse caso você já tem um problema e começa a estudar as soluções, a partir do momento em que se pensa no site como ferramenta você também já começa a pesquisar agências e desenvolvedores.

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2 – Pesquisa

Esse estágio é uma evolução da etapa anterior, conhecendo já os possíveis produtos ou serviços que quer comprar/contratar o consumidor inicia uma pesquisa sobre informações mais específicas, ainda usando o exemplo da nossa agência, você quer um site e entrou em contato conosco e informamos sobre as plataformas que trabalhamos e das vantagens que oferecemos, nesse estágio, você vai pesquisar sobre a plataforma, e averiguar tais vantagens.

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3 – Comparação

O estágio de comparação é quando o cliente junta todas as informações sobre o produto, empresa ou marca e faz as comparações para ver qual é o melhor, qual tem o melhor custo benefício. No nosso exemplo, você além de ter entrado em contato com a VR SYS Agência Digital para orçar um site, também entrou em contato com outras agências, e nesse estágio está comparando as vantagens e plataformas.

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4 – Compra

Após todos os outros estágios o consumidor já tem conhecimento do que seu produto ou serviço tem a oferece, esse estágio é o que ele realiza a compra em si, que vai até seu website e faz a compra. No nosso exemplo seria quando o cliente entraria em contato com nossa agência para fechar um contrato de desenvolvimento de website.

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5 – Retenção

Pensa que o ciclo acabou com a efetuação da compra? Você está enganado! Um dos estágios mais importantes do ciclo é a retenção quando o consumidor se sente tão satisfeito com seu produto, atendimento e serviço que ele se torna um cliente fiel e retorna para sua loja para realizar mais compras. No exemplo de website, seria o momento em que você com o site já desenvolvido decide fazer um contrato de manutenção, pois gostou muito do trabalho desenvolvido e quer manter o mesmo padrão.

Mas como adequar minha loja virtual?

Conhecendo o ciclo, e o que cada estágio representa, fica muito fácil entender quais as adequações fazer para tirar o melhor dos hábitos desse ciclo e fazer com que sua taxa de conversão cresça!

1 – Seja uma marca presente

Essa dica é para os dois primeiros estágios, em que se deve ter uma presença online forte, em todas as redes sociais e pelo website, para que quando o consumidor esteja procurando por um produto ele consiga encontrar a sua marca. Uma presença online forte é reflexo de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization), então vale a pena investir nesse aspecto para garantir o melhor posicionamento.  

2 – Ofereça informações claras e completas

É imprescindível que seu site, principalmente a página sobre seu produto tenha informações completas e claras sobre ele, como já dissemos o consumidor pesquisa muito antes de fazer uma compra. Se seu site é o provedor das informações que o consumidor precisa, isso já conta a mais na decisão de compra, pois você oferece informação e solução ao mesmo tempo. Portanto se seu site oferece serviços esclareça muito bem as informações sobre ele, e se seu site é uma loja virtual mais comum, na descrição de seu produto seja bem detalhado, e NUNCA copie descrições de outros sites, isso te garantira pontos negativos nos resultados de pesquisa do Google, pois conteúdo duplicado não é favorável para o ranqueamento.  

3 – Mostre o valor de seu produto/serviço

Seu consumidor já tem todas as informações sobre o que ele deseja, e já fez as comparações com outras marcas e está pronto para decidir e efetivar a compra, é importante nesse estágio enfatizar bastante o valor de seu produto/serviço, por meio de marketing digital: mídias sociais, e-mail marketing etc... Uma postagem no Facebook pode ser a grande influenciadora de seu cliente na hora da compra.

4 – Atendimento e qualidade

Você não quer só vender, você quer que seu cliente retorne e compre outros produtos, nossa dica para a retenção é simples: ofereça qualidade e um bom atendimento. Se você ofereceu as informações necessárias para seu cliente e um atendimento de qualidade, além de garantir a qualidade de seu produto/serviço, ele irá retornar para sua loja virtual.

Outra estratégia interessante é oferecer cupons de desconto para próxima compra e ou outros benefícios como guias, ebooks... Algo que tenha valor para o seu consumidor e que induza ele a retornar a comprar em sua loja futuramente.

Seguir essas dicas já é um bom começo pra tirar proveito do ciclo do consumidor e aumentar suas conversões! Abaixo você confere o ciclo do consumidor em nosso infográfico exclusivo.

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