Você não gerou nenhuma conversão. Isso mesmo que você ouviu, nenhuma.

Então você entra no Google Analytics e observa que o número de visitas está muito abaixo do esperado e nenhuma venda ou pedido de orçamento foi gerado e aí começam os questionamentos sobre o potencial do seu site ou loja virtual, do seu modelo de negócios, da agência que você contratou para fazer o site.

Antes de mais nada é importante entender que essa é uma situação normal. Todo site ou loja virtual recém-lançada irá ter um número baixo de visitantes no início. Mas você precisa vender, certo? Você pagou uma boa quantia por seu novo site ou loja virtual e precisa recuperar esse investimento para começar a ter lucro de verdade.

Por isso preparamos esse post para que você possa aumentar o número de visitantes online de seu site ou loja virtual logo após colocá-lo no ar.

Fatores para o baixo número de visitas de novos sites e lojas virtuais

Alguns fatores influenciam para que a seu novo site ou loja virtual não gere o número de visitas esperado.

O site não aparece nos mecanismos de busca

Os mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo! São as principais portas de entrada para os sites e lojas virtuais, gerando em torno de 70% das visitas. Isso acontece porque as pessoas utilizam muito essas ferramentas para pesquisar por produtos e serviços.

O problema é que existe um arquivo que precisa estar hospedado junto com os outros arquivos do seu site ou loja virtual para que ele apareça nos resultados de pesquisa, o “sitemap.xml”.

Sem esse arquivo, os mecanismos de busca não indexarão seu site ou loja virtual, simples assim. Por isso antes de tentar qualquer coisa, verifique com o desenvolvedor se ele subiu o sitemap.xml para a hospedagem, ou ainda se a plataforma CMS que você utiliza possui um campo para envio do arquivo (a grande maioria possui).

Importante lembrar que depois de subir o sitemap.xml, os mecanismos de buscas levarão alguns dias para indexar seu novo site ou loja virtual.

Para fazer um teste de indexação, faça uma busca no Google com o seu domínio (www.seusite.com.br) e veja se o seu site aparece na nas primeiras páginas, caso contrário, você deve verificar o sitemap.xml.

O site não tem autoridade suficiente

Existe uma métrica criada pela empresa MOZ, especialista em SEO, que se chama Domain Authority, ou no bom português Autoridade de Domínio. A nota DA refere-se a autoridade que seu domínio (www.seusite.com.) possui perante os mecanismos de busca e varia de 0 a 100.

O problema é que domínios novos, possuem DA baixo e por isso não posicionam bem nos resultados em sites de busca. É natural que domínios mais novos tenham um baixo DA, pois ainda não são muito conhecidos pela internet afora.

Para checar o seu DA, utilize a ferramenta Website Authority Checker da SEO Reviews Tools. Basta inserir o seu domínio no campo especificado, clique em “perform check” e espere até que a ferramenta calcule seu DA.

Se o seu domínio for novo, é provável que a sua nota esteja abaixo de 10, porém a tendência é que ela aumente com o tempo.

Não há muito o que se fazer nesse caso, pois a nota DA é algo que demora para crescer, por isso preste atenção nos dois fatores seguintes, pois eles são muito importantes a curto prazo.

O site não possui Backlinks

A forma mais antiga de Marketing é o boca a boca, ou seja, pessoas falando sobre sua marca, seus produtos e serviços com outras pessoas. Na internet essa forma de marketing acontece através de links que outros sites criam que apontam de volta para o seu site

Agora pense que um site quando é lançado ainda não possui muitos desses links, que são conhecidos como Backlinks. Os Backlinks são muito importantes a longo prazo para seu site posicionar bem nos resultados orgânicos (não pagos)

Agora observe a imagem abaixo:

como deslanchar seu novo site ou loja virtual dicas para gerar visitas imagem arquitetos

Não existe nenhuma dúvida que Pedro possui mais autoridade enquanto arquiteto do que João, pois Pedro foi citado mais vezes e por veículos mais especializados do que João e isso faz uma diferença muito grande na hora do cliente escolher se confiará seu projeto a Pedro ou a João.

A questão é que não basta ter vários links na internet, mas também ser citado por sites importantes dentro do seu mercado. Não faz muito sentido, um site de uma churrascaria ser linkado em um blog sobre moda para gestantes, mas sim por um site sobre agronegócio, blogs sobre churrasco, empresas de frigorífico, enfim, empresas relacionadas ao mercado.

Os mecanismos de busca conseguem separar sites com backlinks de qualidade de sites com backlinks de baixa qualidade, por isso não é recomendável entrar em esquemas de compra de links.

Falta investimento em Marketing Digital pago

Se você não tem um plano de Marketing Digital bem estruturado, então será muito difícil conseguir visitantes para seu novo site ou loja virtual. Existem dois tipos de estratégia de Marketing Digital: as pagas e as gratuitas.

Você deve ter se interessado pelas estratégias gratuitas, certo? Só que existe um problema: as estratégias de Marketing gratuitas, também conhecidas como orgânicas, levam meses para dar resultados satisfatórios, ou seja, para conseguir visitantes para seu novo site ou loja virtual a curto prazo, elas não são eficazes.

A melhor forma de conseguir visitantes a curto prazo para um novo site ou loja virtual é com estratégias de Marketing pagas como anúncios em redes sociais, links patrocinados nos mecanismos de busca, parcerias com influenciadores, entre outras estratégias.

Conquistando visitantes a curto prazo para seu novo site ou loja virtual

Definindo Público-alvo e Personas

Não basta apenas conquistar muitos visitantes para seu novo site ou loja virtual, eles precisam se encaixar em seu público-alvo e personas de sua empresa.

O público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum que mais tem chances de comprar seus produtos, ou seja, seu perfil de cliente ideal.

Já as Personas são personagens fictícios criados com base no público-alvo. Dessa forma em vez de você vender seu produto para mulheres entre 30 e 35 anos que são empreendedoras, você venderá para Marta, 32 anos, dona da sua própria loja de artigos para academia.

Para definir quem é o público que mais se interessa por seu produto ou serviço e como criar personas confiáveis, recomendo nosso post “Como definir seu público-alvo e as personas para obter clientes de qualidade?

Estratégias de Marketing Digital pagas

A partir do público-alvo bem definido e uma persona confiável, seus investimentos de marketing serão mais assertivos e seu retorno sobre investimentos será maior, pois você saberá quais estratégias darão mais certo e quais canais utilizar.

Anúncios em Redes Sociais

Se você descobriu que o seu público-alvo é adepto de uma determinada rede social, provavelmente os investimentos em anúncios nessa ferramenta terão um retorno maior do que em outras.

As redes sociais hoje em dia estão limitando o alcance orgânico das postagens. Isso significa que nem todas as pessoas que curtiram sua página visualizarão suas promoções, novidades e principalmente seu post sobre seu novo site ou loja virtual.

Para que você tenha uma maior alcance de pessoas, será necessário investir em anúncios pagos. Como estamos tentando aumentar o número de visitantes, os melhores tipos de anúncios são aqueles em que você direciona pessoas para seu site ou loja virtual.

Caso precise de ajuda para criar anúncios no Facebook, leia nosso guia básico sobre Facebook Ads.

Links Patrocinados nos mecanismos de busca

Os links patrocinados são a melhor estratégia de Marketing pago para gerar visitantes, visto que a maior parte das visitas em seu site serão por meio de resultados nos mecanismos de busca.

Para comprar anúncios no Google, você terá que fazer uma conta no Google Ads, e é interessante também integrar seu site com o Google Analytics para monitorar seus resultados.

Para concorrer no Google Ads é ideal pesquisar por uma palavra-chave com alto volume de buscas, baixo preço e concorrência.

Para pesquisar por boas palavras-chaves existe uma ferramenta grátis chamada ubersuggest. Use a barra de pesquisa para pesquisar o produto com o qual você trabalha e analise as métricas da palavra-chave. Nesse caso o produto utilizado como palavra-chave foi “vestido de noiva”.

como deslanchar seu novo site ou loja virtual dicas para gerar visitas imagem ubersuggest 1

Como você pode ver a palavra-chave usada possui muito volume de buscas mas em compensação possui alta concorrência em anúncios, ou seja, não vale a pena que uma loja virtual nova concorra por ela. Para ver outras palavras-chaves relacionadas acesse o menu “ideias de palavra-chave”.

como deslanchar seu novo site ou loja virtual dicas para gerar visitas imagem ubersuggest 2

Procure na lista por palavras-chaves que tenha baixo “PD” (paid dificulty), baixo preço e alto volume de buscas. Na imagem acima você pode observar que uma boa palavra-chave para concorrer seria “vestido de noiva 2019”.

Parceria com Influenciadores Digitais

Hoje em dia, os produtores digitais possuem muita influência sobre seus fãs, então uma parceria com eles pode ajudar a aumentar o número de visitantes em seu novo site ou loja virtual.

Para isso é importante escolher um influenciador cujo o público seja composto pelo seu perfil de cliente ideal definido por você. Tome cuidado com perfis fakes, com muitos seguidores porém com baixa produção de conteúdo de qualidade.

Como nesse caso o objetivo é fazer com que pessoas visitem o seu novo site ou loja virtual, é importante que a campanha de Marketing de Influência, tenha como objetivo acessos ao seu site.

Existem diversos formatos de conteúdo que você pode utilizar para atingir esse objetivo como post de foto nas redes sociais do seu produto, vídeo provando seu produto, anúncios durante um vídeo, post no blog sobre seu produto, etc.

É importante que no post tenha o link para o seu site para que ele gere acessos. Apenas lembrando que o Instagram não permite links nas postagens. Porém, se um influenciador tiver mais de 10.000 seguidores, ele poderá colocar links em seus stories, o que possibilita que pessoas acessem seu site.

Em relação ao pagamento, alguns influenciadores até aceitam algumas unidades do seu produto como forma de pagar pela parceria. Lembre-se também que quanto mais trabalho der para o influenciador, mais caro ele cobrará pela parceria.

Escreva Guest Posts

Como já citamos o Marketing boca a boca ocorre de um jeito diferente na internet, através de links em sites de terceiros. As técnicas para conseguir backlinks é chamada de Link Building e elas podem te ajudar muito com o SEO orgânico no futuro e também a conseguir visitantes no presente.

Uma técnica de Link Building que pode te ajudar a conseguir visitantes a curto prazo são os chamados Guest Posts, que nada mais é que você escrever um post para um blog ou fazer um vídeo e inserir links que apontam para o seu site na página.

Assim todo o expectador que entrar na página para ler o texto ou assistir o vídeo poderá clicar nos links inseridos e ser redirecionado para o seu site ou loja virtual.

Busque por blogs ou canais que sejam acessados pelo seu público-alvo, aquelas pessoas que possuem mais chances de comprar o seu produto. Você pode fazer uma pesquisa no BuzzSumo ou no Youtube para encontrar blogs ou canais dentro do seu mercado que tenham alta taxa de visitas e engajamentos.

como deslanchar seu novo site ou loja virtual dicas para gerar visitas imagem buzzsumo

Mas por que alguém aceitaria que você escreva em seu blog ou faça um vídeo pro seu canal? Basicamente porque esses blogs ou canais precisam de conteúdo para ganhar dinheiro, então se você oferece conteúdo gratuito de qualidade em troca de exposição e links, acaba gerando uma relação win/win, onde ambos os lados ganham.

É claro que alguns produtores cobrarão para que você possa falar em seu blog ou canal, mas também haverão alguns que aceitarão fazer de graça e em ambos os casos, seu conteúdo será avaliado, revisado e alterado para publicação.

Lembre-se de não colocar mais que uns 3 links por página para não estufar o texto com backlinks e ser punido pelos mecanismos de busca por uma técnica chamada “Link Farming”.

Nota sobre Estratégias de Marketing Digital Orgânicas

Apesar de não ter muita eficácia a curto prazo, as estratégias orgânicas de Marketing como SEO, posts orgânicos em Redes Sociais e E-mail Marketing são muito importantes para a sobrevivência do seu site ou loja virtual a longo prazo e por isso devem receber atenção sempre.

Algumas dessas estratégias tem um fator importantíssimo na construção do Branding da sua empresa e no relacionamento e fidelização do seu cliente.
O SEO é ainda mais importante, visto que investir nessa estratégia agora poderá definir que, dentro de alguns meses, sua página apareça na primeira página de resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Conclusão

Com certeza ter um novo site ou loja virtual é trabalhoso nos primeiros meses, por isso você deve considerar contratar uma agência ou um profissional de Marketing Digital para fazer todas essas coisas por você.

Gerar visitantes para seu site a curto prazo é trabalhoso, porém necessário, pois você precisa recuperar de forma rápida o investimento que fez para produzir seu site ou loja virtual.

Se você deseja saber como criar a sua loja virtual de modo fácil, baixe nosso e-book gratuito “6 Passos para criar sua Loja Virtual!

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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