Apresentando sua ideia

A apresentação varia conforme seu segmento, mas usualmente usamos slides como forma de apresentação de quase tudo, pois é uma das ferramentas mais acessíveis para se apresentar de forma visual algo. Isso vem desde cedo, quem nunca teve que fazer um seminário no colégio e fez cartazes com colagens e desenhos sobre o tema apresentado?

Empenhar-se no conteúdo desse slide é regra, mas muitas vezes deixamos de lado a parte visual da apresentação, escolhendo algum tema pronto ou até pior. Personalizar, adequar o visual do slide à sua ideia, e à identidade visual de sua ideia pode ser um diferencial na hora de um pitch para empresários, por exemplo.

Web Design

Como nosso segmento é a criação de websites e lojas virtuais, nossas apresentações envolvem uma prototipagem rápida, ou seja, um protótipo não funcional, mas que represente fielmente o produto final. Usualmente utilizamos imagens como captura de telas dos sites como se eles estivessem prontos, tais imagens podem ser desenvolvidas no Adobe Photoshop. Tais arquivos geram material para o momento de desenvolvimento.

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao exemplo1

Além das imagens do website também trabalhamos com os mock-ups que são formas mais elaboradas de aplicar o produto em situações reais, como é mostrado abaixo. O mock-up é uma forma visual a mais para engajar o cliente, e eles podem ser usados tanto para websites quanto para outros serviços, como o de identidade visual que também é um de nossos segmentos aqui na VR SYS Agência Digital.

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao exemplo2

Existem Mock-ups dos mais diversos produtos, e muitos estão disponíveis de graça na internet, basta ter algum conhecimento prévio no Photoshop, já que a maioria deles está no formato desse software. Aliando isso a um bom conteúdo de apresentação, e slides coerentes, o seu pitch pode ser bem mais efetivo.

Se você ainda sente a necessidade de mais opções e ferramentas para incrementar ainda mais sua apresentação existem novas formas de se criar um protótipo rápido, são algumas ferramentas online que oferecem a oportunidade de criar algo rápido e funcional.  Dentre as ferramentas que encontramos e testamos estão:

Marvel

https://marvelapp.com/

O Marvel funciona online, pelo browser, e se mostrou uma ótima ferramenta para demonstrar as transições dentro do layout, mas ainda é muito limitada. Assim como a maioria das ferramentas a serem apresentadas, o Marvel, possui uma opção grátis de uso, limitada a dois projetos assim como possui uma opção premium com diversos planos com diferentes valores que rendem acesso ilimitado a aplicação. Caso você trabalhe em grupo a ferramenta oferece comentários e feedbacks online, para que haja a interação entre o grupo de desenvolvimento, também oferecendo integração com outros softwares.

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao marvelapp 1

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao marvelapp 2

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao marvelapp 3

InVision

https://www.invisionapp.com/

O InVision funciona de forma bastante similar ao Marvel, porém oferece um pouco mais de opções como trabalhar no protótipo em grupo de forma online, semelhante ao que o Google Docs faz. Oferece também integração com outros softwares como, por exemplo, o Adobe Photoshop. Também oferece planos premium e opções mais limitadas de graça.

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao invision1

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao invision2

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao invision3

Figma

https://www.figma.com/

O Figma possui uma versão online no browser e uma aplicação para desktop, em ambos os testes houveram problemas com travamentos, além disso não é oferecido uma visualização funcional como as outras ferramentas apresentaram. Porém não deixa de ser uma opção viável. Quando testado ainda não havia custos para uso, porém já havia uma mensagem dizendo que ainda no inicio de 2017 eles anunciariam seus planos pagos.

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao figma1

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao figma2

Adobe Experience CC (Adobe XD)

http://www.adobe.com/br/products/experience-design.html

Essa é uma ferramenta para ficar na espera, pois ainda está em fase Beta. Desenvolvida pela Adobe o XD é um software para prototipagem rápida, e funciona como os já apresentados, mas mesmo em fase Beta podemos notar o know-how da empresa, pois ele se mostrou o mais simples e intuitivo. Está disponível para testes tanto para Macs quanto para Windows 10, porém a versão mais otimizada e atualizada é a versão para os dispositivos da Apple. Por ainda estar em sua fase Beta constantemente estão acontecendo atualizações adicionando novas ferramentas.

No nosso teste, na versão para Windows 10, o software demonstrou alguns problemas como fechar sozinho, mas quando funcionou perfeitamente se mostrou uma ótima ferramenta, com um tutorial básico e intuitivo que passa por todas as opções dentro do software, vale a pena ficar de olho e acompanhar as atualizações.

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao adobexd1

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao adobexd2

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao adobexd3

Ferramentas não faltam para ajudar nas suas apresentações de ideias e produtos, e não apenas para isso, como devem ter notado que temos utilizado aqui no Blog VR SYS Agência Digital infográficos para nossas postagens, o que é uma forma mais visual e com maior apelo de expor nossos textos.

Realizar a prototipagem rápida não só facilita a visualização como também pode ser utilizada para descobrir erros e falhas na interface, ou seja, é uma situação de ganho duplo. Vale a pena investir na visualidade para conseguir mais clientes e convencê-los também. Abaixo você confere a nossa postagem de forma visual, por meio do infográfico:

prototipagem rapida como a apresentacao visual de sua ideia e essencial para sua realizacao infografico