Comprar e vender na internet é um fenômeno a parte com características únicas e importantes a serem consideradas se você quer introduzir seu negócio na internet. Uma loja física, por exemplo, requer atenção a vitrine, a recepção dos seus clientes, a um ambiente agradável, receptivo e um vendedor sempre a disposição para atender e sanar as dúvidas da clientela. No e-commerce nada disso existe. Seus potenciais clientes não virão a sua loja por residirem nas imediações ou passaram aleatoriamente pela frente do estabelecimento, vender na internet requer esforços e investimentos diferentes e isso é um processo que precisa ser estabelecido desde o seu desenvolvimento.

Praça sem fronteiras

A internet é a grande ferramenta universal que nos globalizou e tornou tudo mais próximo, instantâneo e imediato. Empreender na Internet é o mesmo que alocar uma loja no qual seus possíveis clientes é todo um país, não há distâncias ou fronteiras para que seus visitantes te encontrem e escolham. Esse fato abre um leque de oportunidades imensas, mas também uma quantidade incontável de concorrentes e produtos substituto.

Imagine um pequeno bairro no qual uma pequena avenida aloca em todos os quarteirões uma panificadora. Fica claro que apostar em uma nova panificadora não é uma escolha sábia nessa mesma rua, afinal, existe um público limitado e a lucratividade desse negócio depende de uma alta rotatividade diária de seus produtos. Na internet o exemplo é semelhante. Existem estabelecidas lojas gigantescas de marcas renomadas e já conhecidas do público antes mesmo da inclusão digital chegar a um nível majoritário da população como é nos dias atuais. Hoje essas grandes lojas dominam o pequeno bairro que é a internet, com sua linha de produtos muito bem estabelecidas no seu mercado de atuação, com muita credibilidade e investimento em marketing digital. Competir com eles não será uma boa ideia.

O comércio eletrônico está em expansão e a tendência se mostra cada vez mais favorável aos novos investidores, mas engana-se quem pensa que o mercado é imaturo e escasso. Existem lojas muito bem estabelecidas com mercados gigantescos atuando apenas na internet e muitas vezes essas dominam seu público e mercado de formas realmente desafiantes a quem se arrisca a entrar na concorrência. Nesse cenário, cases de sucesso são exemplos para se inspirar e não a se seguir, afinal, se esse mercado já foi conquistado, agora outras “terras” devem ser desbravadas e descobertas.

Seja único e específico

Dado a análise e fatos, a resposta para um novo empreendimento na internet resume-se a uma estratégia extremamente eficiente em qualquer ocasião, a resposta é SEGMENTAÇÃO. Um mercado de NICHO é aquele que escolhe um público muito específico, mas que demanda uma solução quase nunca resolvida pelas grandes marcas. Um público carente por marcas que os reconheçam e entregam produtos, conceitos e serviços que dialoguem e percebam valor em algo que apenas uma pequena porcentagem de pessoas percebe no contexto nacional, mas que graças à proximidade da internet, podem somar uma quantidade de consumidores e pedidos realmente significantes para sua loja virtual, afinal, a estratégia se aplica a nível nacional ou até mundial, se seu plano de negócio abrange outros países.

No primeiro momento é comum o empreendedor rejeitar a ideia, até porque existe a forte cultura de afirmar, quando questionado, que seu público-alvo é “tudo mundo que quiser comprar”. Esse pensamento não se aplica na internet. Pensar em segmentação e conhecer seu público participante e ativo nessa comunidade restrita é a forma que se atua na internet com resultados e lucratividade.

É contraditório pensar que quando se tem uma plataforma com alcance global, você necessite mirar seu foco no micro, mas essa é a regra do jogo e para sobreviver entre os grandes é preciso focar nos esquecidos. Quanto menor sua concorrência e mais segmentado seu público, mas oportunidades de fazer seu próprio mercado.

Rentabilidade e mercado

Decidir-se por desenvolver um e-commerce para atender um nicho é o primeiro passo para iniciar seu negócio na internet. Mas escolher um mercado pouco explorado requer cuidados e atenção, desbravar novas possibilidades escondem riscos e armadilhas que podem ser desarmadas com um estudo de mercado.

Checar a rentabilidade e a demanda do seu nicho através de estudos, pesquisas, entrevistas e análise de concorrentes são maneiras de averiguar que seu projeto será uma aposta certeira no comércio eletrônico. Seu produto ou serviço precisa abraçar um público realmente carente que demande sua solução e está disposta a pagar um preço justo por ele. Ser rentável ao longo prazo é estudar se a viabilidade do mercado possibilita uma comercialização rotativa, considerando vida útil do seu produto, a população de possíveis consumidores, seu comportamento na internet, seu perfil como usuários e compradores.

Conhecer seu público é realmente importante nessa etapa, é claro que informações mais específicas ficam para um segundo momento ao trabalhar o marketing digital e branding da sua marca. Na sua análise de mercado o foco é descobrir principalmente se eles realmente existem e estão ali esperando por você e suas soluções.


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Seja um Expert

Aventurar-se por mercados desconhecidos é um desafio ao estudar a viabilidade de investir no desenvolvimento de uma loja virtual. Não há atalhos ou formas fácies, para conhecer e explorar um novo mercado é necessário vivenciá-lo, conhecer as dificuldades, demandas e as possíveis soluções. Ideias criativas nesse sentido geralmente surgem quando você faz parte desse mercado e identifica maneiras de trabalhar com algo que você mesmo está intimamente envolvido.

Dessa forma será muito mais natural e prazeroso se tornar cada vez mais um expert nesse nicho e ser referência entre seu público-alvo, afinal, você já está incluso na cultura e conceitos que permeiam a comunidade.

Atuar com algo que você faz por paixão é um caminho espontâneo para se trabalhar com dedicação e acertos, sabendo que seu conhecimento deve ser diariamente estimulado, se envolver com o mundo que o cerca deve ser constante e nada melhor do que ser um integrante desse meio.

Palavras-chave

Ao iniciar um novo plano de negócio é essencial buscar por palavras-chaves importantes que vão direcionar toda a demanda do seu empreendimento. Desde o nome, slogan, domínio e palavras associadas devem ser bem selecionados ao fim de trazer pontualmente os seus clientes a reconhecer as soluções que você propõe, sempre de forma clara, objetiva e criativa.

Os mecanismos de buscas é hoje a ferramenta número um para se procurar por produtos e serviços. E não é apenas o comércio eletrônico aliado dos buscadores, negócios físicos hoje também é extremamente dependente dos seus resultados no processo de busca para ganhar mais visibilidade no mercado.

São buscadores, como o Google, os maiores geradores de tráfego aos sites e lojas virtuais na internet, por isso a importância e necessidade de se prezar pela otimização de bons resultados orgânicos na plataforma através de um trabalho profissional de SEO e criação de conteúdo atrativo.


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Identifique o problema e traga soluções

Responder a questões como: Qual é a necessidade do meu nicho? Quais problemas ou dificuldades ele precisa resolver? Quais são suas carências? Entre outros questionamentos são maneiras de começar a entender seu público e a partir daí identificar a real possibilidade de criar um negócio direcionado a eles.

Considerando os tópicos anteriores, sua análise se torna completa se for identificada a força de ascensão desse mercado de nicho, o perfil de consumidor e seu poder aquisitivo, as oportunidades de se criar uma marca com posicionamento privilegiado nos mecanismos de buscas e um produto realmente direcionado para atender a demanda desse nicho carente por uma experiência de compra de bens e serviços direcionados as suas necessidades.

Unique Selling Proposition

Conceituado pelo famoso publicitário norte-americano Rosser Reeves nos anos 40, o USP (Unique Selling Proposition) ou em português, Argumento Único de Venda, é uma fórmula de comunicação de força de venda muito utilizada desde sua introdução e muito aproveitável também no comércio eletrônico.

A teoria resumidamente preza pelo seu diferencial no mercado e utilizar esse recurso como maior referência ao criar a comunicação da sua empresa ou linha de produto. Reeves afirma, através de seus estudos, que o ser humano não assimila uma quantidade de informações muito grande e que focar em apenas uma qualidade extremamente atrativa é a chave para se criar uma campanha altamente impactante que crie e reforce a mensagem desejada.

Nesse sentido, o mercado de nicho é uma estratégia muito aliada a essa escola de comunicação, ao atender um nicho muito isolado com soluções pontuais é a forma de entregar um resultado objetivo, construir seu próprio mercado, ditar tendências, preços e conceitos a um público altamente segmentado. Nesse cenário o diferencial é ser exclusivo.

Conclusão

Escolher um nicho para atuar no comércio eletrônico é um processo que requer muitas análises, estudos e ideias criativas. Conhecer o cenário e se familiarizar com os processos é um primeiro passo para criar um plano de negócio que possa atuar na internet com objetividade e resultados. Bater de frente com os grandes não será uma boa ideia, uma vez que o seu mercado além de saturado, está muito bem posicionado e com consumidores altamente fidelizados. Um mercado de nicho oferece mais oportunidades, menos concorrentes e mais objetividade ao direcionar seu marketing e comunicação para um público mais segmentado e carente por marcas que os abrace e solucione seus problemas.

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Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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