O portal Marketing de Conteúdo listou algumas dicas que são úteis na criação de conteúdo para mídias sociais e provocar o engajamento nos consumidores. A primeira das dicas trata-se de saber quem é o seu público, saber quem é o seu cliente e para quem você está criando conteúdo é muito importante de forma geral e especificamente quando for realizar uma inserção patrocinada numa das mídias sociais.

Outra boa dica é a de dividir seu conteúdo entre educação, entretenimento e venda, o Marketing de Conteúdo indica a regra do 80-20, sendo 80% do conteúdo para a educação e entretenimento dos consumidores e 20% direcionado propriamente para venda. Um exemplo disso seria a página do Facebook do Netflix, pouco se vê sobre planos e ofertas de assinatura, o que enxerga são posts de entretenimento, sobre suas séries e programas, além de GIFs, memes que engajam os usuários.

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Responder comentários tanto positivos quanto negativos também ajuda na aproximação do cliente com sua marca. Ainda dentro do exemplo do Netflix, a página sempre responde os comentários dos consumidores de forma descontraída, o que gerou uma grande popularidade pra página, outro ponto importante é a postura ética e a responsabilidade social que a página também apresenta, respondendo de forma apropriada comentários que contenham qualquer tipo de conteúdo discriminatório. Esse tipo de postura gera um grande respeito por parte dos clientes. 

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Mas para seguir essas dicas e conseguir essa aproximação é necessário produzir conteúdo certo?

Produzindo Conteúdo

A maioria das empresas possuem departamentos de marketing que contam com publicitários, designers e jornalistas que trabalham para a produção de conteúdo tanto para seus sites e produtos quanto para as mídias sociais, mas existem pequenas empresas que possuem apenas um dos profissionais, ou estagiários ou até mesmo não possui ninguém profissionalizado para cuidar desse tipo de mídia. Mesmo com essa deficiência a empresa ainda deve manter sua presença nas redes sociais.

Deve-se focar em uma rede social ou mais, estar presente em todas soa como uma boa ideia, mas pode acabar dispersando o conteúdo além de ser trabalhoso gerenciar todas elas. Não só para essas pequenas empresas essa dica serve, mas para maiores empresas também, foco é sempre algo positivo, se seu público fossem engenheiros, por exemplo, sua empresa estaria mais presente na mesma rede social que seus clientes.

Para resolver a produção de conteúdo encontramos duas ferramentas online, direto no browser, que auxiliam e muito na criação de postagens de qualidade para uma variedade de redes sociais, sendo elas:

Canva

https://www.canva.com/pt_br/

O Canva é uma ferramenta para a criação de materiais de design, desde os posts para redes sociais quanto cartazes, agendas, calendários, são diversas as possibilidades que o Canva oferece. Eles começaram como uma startup australiana, e hoje contam com milhares de usuários além de aplicativo para tablets e smartphones para a criação em qualquer lugar.

O Canva é uma plataforma freemium, ou seja, é grátis, mas essa gratuidade é limitada a alguns aspectos como limite de posts a serem criados, mas mesmo assim, é possível criar muito sem ter que fazer o upgrade para um plano pago. Ainda em relação aos custos, muito dos assets no banco de imagens do Canva são pagos, e funcionam por meio de micro transações, porém o upgrade você tem acesso a muitas dessas imagens pagas, além de outros benefícios como o formato automágico que ajusta uma mesma postagem para o formato de diversas redes sociais.

Um dos grandes pontos positivos da ferramenta é sua interface intuitiva, eles oferecem um tutorial de 23 segundos e a partir dele já é possível criar muitas coisas. Além disso, a ferramenta está disponível em português e em diversas outras línguas.

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Adobe Spark

https://spark.adobe.com/pt-BR/make/advertisement-maker/

A outra ferramenta disponível gratuitamente é o Adobe Spark, diferente do Canva ela não oferece nenhum tipo de versão premium, porém não possui tantas funcionalidades quanto a outra plataforma. O diferencial do Spark além da total gratuidade é que ele oferece além dos posts para as mídias sociais, páginas para diários visuais e uma ferramenta para produção de vídeos para mídias sociais.

Infelizmente a ferramenta só está disponível em inglês o que dificulta um pouco o uso por parte de quem não conhece a língua. Realizando nossos testes, o uso é bem simples, mas como é algo completamente gratuito há deficiências em relação ao Canva, porém uma das vantagens da versão paga do Canva que é o formato automágico está disponível no Spark como forma padrão, e isso pode pesar na decisão de uso, uma vez que o usuário preciso de posts para mais de uma rede social.

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Como é possível ver nas imagens acima, são diversas as opções de design, layout, paletas de cores e de texto que servem bem as necessidades do usuário. Assim como o Canva o Spark também permite o upload de fotos para a utilização. O segundo recurso do Spark é os diários visuais, são páginas focadas em alguma experiência, pode-se fazer o upload de imagens, anexar vídeos do youtube, porém é algo bem específico e limitado, um exemplo disso é a falta de opções de fontes.

Outra função do Spark é a produção de vídeos para mídias sociais, esse talvez seja o grande diferencial sobre o Canva. Uma vez que essa opção oferece uma variedade sólida de funções para a criação de um bom vídeo, fora isso, eles indicam como deve ser gravado as imagens, eles oferecem pequenos roteiros que ajudam o vídeo a ser coeso, além de opções de ícones animados e diversos temas e estilos.

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O Adobe Spark pode ser utilizado também de forma mobile, são três aplicativos, um para posts, outro para os diários visuais e outro para vídeos, todos gratuitos, porém limitados a apenas aos aparelhos da Apple.

Claro que existem outras ferramentas para criação de posts e imagens para redes sociais, mas dentre as que testamos essas duas foram as mais interessantes e simples de se usar, e conseguir um resultado igual a um post feito em softwares mais complexos como Photoshop.

Os posts das mídias sociais da VR SYS Agência Digital são pensados utilizando essas dicas, sempre pensando em oferecer conteúdo de qualidade seja via vídeos e ou postagens de blog como essa. Você confere mais na nossa página do Facebook com dicas de e-commerce, identidade visual e informações sobre nossas áreas de atuação!

Confira nossa publicação como infográfico!

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