Existem diversas vantagens na criação de um e-book para sua empresa, porém também existem cuidados necessários para que o projeto não seja D.O.A.

D.O.A. é a sigla para o termo "Dead on Arrival", ou seja, algo que está fadado ao fracasso.

Além disso, e-books são projetos que demandam muito tempo e por isso planejar bem antes de criar um é essencial.

Agora imagine que depois de todo esse trabalho seu e-book não dê resultados. Seria decepcionante, não?

Por isso decidimos criar esse guia para que seu novo e-book seja um sucesso e gere bastante resultados para sua empresa!

Como o post ficou muito grande, ele terá uma segunda parte que será disponibilizada em breve!

O que é um e-book? Diferenças entre um livro físico e digital

Para explicar melhor o que é um e-book é importante pensar nas diferenças entre os livros físicos e digitais.

A principal diferença entre eles é o suporte em que são produzidos. Enquanto um livro físico está preso ao papel, um livro digital pode ser aberto em qualquer tipo de computador.

Outro ponto que difere ambos são as possibilidades que o meio digital oferece em relação a interatividade na narrativa.

A narrativa de um livro físico costuma ser fixa. Ou seja, a leitura se dá pela ordem natural de início, meio e fim, sem interrupções.

Alguns livros físicos ainda propõem uma interatividade diferente, como o famoso "Destrua esse diário" onde cada página pede para o leitor fazer algo diferente com o livro.

como fazer um e book de sucesso para marketing de conteudo parte 1 img destrua esse diario

Já no meio digital, é possível criar e-books que tenham uma narrativa mais interativa com links que levam a outras páginas ou até mesmo para um site externo.

Essa característica do meio digital é conhecida como Hipermídia, ou seja, a possibilidade de trabalhar com diversos formatos em um único aparelho.

Veja como as possibilidades midiáticas evoluíram ao longo dos anos.

  • Mídia: Rádios (apenas aúdio), Câmeras fotográficas (apenas visual), livros (apenas visual);
    Multimídia: Televisão e câmeras filmadoras (imagem e aúdio);
    Hipermídia: Computadores (imagem, aúdio e hipertexto).

Diferente do texto normal, o hipertexto permite levar o usuário para outros locais, funcionando como"links", e isso pode fazer uma grande diferença em termos de interatividade.

Pense que ao ler um e-book é possível clicar em um link que te leve a um vídeo do Youtube. Esse é o poder do hipertexto!

Vantagens de um e-book

Explicada a diferença entre livro digital e físico, vamos falar sobre os pontos fortes e fracos do e-book.

A grande vantagem do e-book é a possibilidade de criar um você mesmo, o que reduz bastante os custos de produção.

E ainda que você contrate uma agência para criar ou diagramar seu e-book, o custo de produção sai mais baixo que o de um livro físico.

Além disso, o custo de distribuição e venda de um e-book por unidade também é menor que o de um livro físico.

Existem ferramentas com planos gratuitos onde você consegue criar uma automação de marketing, disponibilizando seu e-book para o mundo.

No caso de um livro físico, você terá que disponibilizá-lo em lojas com custos de frete, o que encarece a distribuição.

Outra vantagem do e-book é que o leitor pode fazer a leitura em dispositivos móveis, ou seja, o livro cabe no bolso de qualquer pessoa.

Desvantagens de um e-book

A principal desvantagem de um e-book é o tempo que leva para produzir esse tipo de material.

Porque além de escrever todo o conteúdo, será necessário também planejar, diagramar e revisar todo o material.

Além disso, as pessoas tendem a sentir desconforto visual durante leituras muito longas em telas.

A tela de um computador enquanto ligada emite luz, diferente de um livro físico. Por isso a leitura no papel é mais confortável.

Outro ponto que joga contra os e-books é que o livro físico tem um ar de nostalgia e não é raro ouvir alguém falar que prefere o cheiro e o folhear do papel aos livros digitais.

Criando uma estratégia para seu e-book

Para criar uma estratégia de sucesso para seu e-book é importante pensar em pontos como público-alvo, jornada de compra, a Automação de Marketing.

1- A Análise de público-alvo

Se você ainda não possui uma análise aprofundada do seu público-alvo, recomendamos não iniciar o e-book agora.

Porque para criar um e-book com mais chances de sucesso, é essencial saber as características do seu público.

Vamos analisar o seguinte exemplo para entender a importância desse passo na construção da sua estratégia.

Exemplo

Uma empresa decidiu fazer um e-book para coletar e-mails de clientes em potencial, trabalhar o e-mail marketing com eles e gerar algumas vendas.

Essa empresa oferece um serviço com preços maiores que o de concorrentes, sendo bastante requisitados por grandes empreendimentos.

Porém, sem levar isso em conta, a empresa criou um e-book voltado para pequenos negócios e empreendedores que estão buscando criar o negócio ainda.

Nesse caso, por mais que o e-book tivesse muitos downloads por ser gratuito, não houve fechamento de vendas, visto que os pequenos empresários achavam os valores dos serviços da empresa muito salgados.

O resultado é que essa empresa fez um e-book que gerou resultados para seus concorrentes! Por que ao rejeitar essa empresa, os clientes buscavam alternativas mais baratas.

Efetuando a análise de público-alvo

O exemplo acima mostra como a falta da análise de público-alvo pode tornar o projeto de um e-book D.O.A. (fadado ao fracasso).

Em nosso post sobre análise de público-alvo e personas, falamos sobre como efetuar pesquisas para obter mais informações sobre seu público.

A nossa recomendação é que você entre em contato com pelo menos 3 clientes que sejam ideais para as características de seu negócio e efetue uma entrevista com eles.

Nessa entrevista, é importante questionar pontos como:

  • Dados pessoais: Idade, sexo, estado civil, etc;
    Dados profissionais: Cargo, escolaridade, renda mensal, etc;
    Interesses: Hobbies, meios de comunicação preferidos (redes sociais, email, telefone, etc); conteúdos consumidos (e-book, blogs, jornais, revistas), etc.
    Problemas e desejos: Frustrações e desejos que o entrevistado tinha antes de conhecer seu produto ou serviço;
    Experiência: Como o cliente se sentiu após experimentar seu produto.

Após colher todas as informações de pelo menos 3 clientes, é necessário comparar as respostas e observar pontos em comum.

Com esses pontos em comum, é possível fazer a criação de Personas, que são personagens baseados nessas informações.

como fazer um e book de sucesso para marketing de conteudo parte 1 img persona

Esses personagens podem ser usados como norte para a criação de estratégias de marketing, vendas e inovação.

Para aumentar as chances de seu cliente topar a entrevista, é interessante oferecer algo em troca como um desconto ou brinde.

E se você acabar descobrindo que seu público-alvo não lê e-books?

Nesse caso o ideal é abandonar a ideia, visto que não é a opção mais efetiva para sua empresa.

Tente buscar por outros formatos que sejam utilizados como vídeos, cursos, checklists, infográficos e whitepapers.

2- Analisando a jornada de compra

A jornada de compra é o caminho que um consumidor faz para comprar qualquer coisa. Existem jornadas de compra que são mais curtas e outras nem tanto.

Em via de regra, dá pra dizer que quanto mais barato e simples um produto ou serviço for, menor será a jornada de compra.

Por exemplo, você levará menos tempo para comprar uma camiseta personalizada do que um um novo automóvel.

Apesar das diferenças de duração das jornadas de compras, todas elas possuem as mesmas etapas:

  1. Conscientização: A pessoa chega a conclusão que possui um problema ou desejo;
  2. Pesquisa: A pessoa começa a pesquisar sobre o assunto, para entender melhor como funciona tal produto ou serviço;
  3. Comparação: A pessoa começa a comparar qual é a melhor opção de preço, qualidade, benefícios, reputação da marca, etc;
  4. Compra: Após decidir-se, a pessoa passará pelo processo de compra do produto.
  5. Retenção: Se a experiência com a marca e seus produtos e serviços for boa, a pessoa poderá comprar mais vezes.

Considerar a etapa de compra para fazer seu e-book é muito importante, e não é a toa que muitas empresas produzem materiais para todas elas.

Vamos dar agora sugestões de temas de e-books para cada etapa da jornada de compra utilizando o serviço de criação de websites, especialidade aqui na VR SYS Agência Digital:

  1. Conscientização: Por que sua empresa precisa de um website?
  2. Pesquisa: Como criar um bom site para sua empresa?
  3. Comparação: 10 casos de clientes que cresceram com nosso trabalho!
  4. Compra: Geralmente não há e-books para essa etapa
  5. Retenção: Por que fazer um re-design de seu site?

Trabalhar dessa forma permite acompanhar de uma forma mais assertiva a jornada de compra do usuário.

Por exemplo, se o usuário baixou o e-book da etapa de pesquisa, não é necessário enviar o da etapa de conscientização, visto que ele já sabe que precisa de um website.

Mas se você ainda não possui nenhum e-book e deseja criar o seu primeiro, por qual etapa da jornada de compra começar?

Caso você tenha uma boa base de clientes, recomendamos começar pela etapa de retenção, visto que as pessoas nessa etapa já conhecem e confiam em sua empresa.

Caso você não tenha essa base, você pode começar pelas etapas de conscientização ou pesquisa e evitar a de comparação nesse momento.

O motivo pelo qual recomendamos isso é que em média apenas 3% das pessoas dentro de uma jornada de compras estão nessa fase de comparação, também conhecida como fundo de funil.

Ou seja, existe um grande risco do seu e-book de comparação ter poucos downloads, caso os usuários não conheçam sua empresa.

3- Estruturando a estratégia de Marketing

Se você deseja fazer um e-book para Marketing de Conteúdo é essencial pensar em duas coisas:

  1. Como atrair as pessoas a baixarem seu e-book?
  2. O que acontecerá depois que as pessoas baixarem seu e-book?

Para responder a primeira pergunta é essencial ter o seu público-alvo bem definido, para estar nos locais onde ele estiver.

Você pode atrair pessoas através das redes sociais, mecanismos de buscas, posts de blog, vídeos e até mesmo fora do digital, tudo dependerá do seu público-alvo.

Já a segunda pergunta é importante, porque ao recolher o contato do usuário é chegado o momento de estreitar os laços.

E a melhor forma de fazer isso é através de Automação de Marketing via e-mail.

Como o próprio nome sugere, a Automação de Marketing é a configuração de campanhas que serão enviadas de modo automatizado para as pessoas que fizeram download do e-book.

Veja abaixo um exemplo de fluxo de automação de marketing:

como fazer um e book de sucesso para marketing de conteudo parte 1 img fluxo

Para saber quantos e-mails e tempo serão necessários para o fluxo, é importante levar em conta em que etapa da jornada de compra o usuário se encontra.

Além disso, o conteúdo dos e-mails também devem respeitar a etapa da jornada em que o usuário se encontra.

Por exemplo, em um fluxo para download de um e-book de conscientização, não adianta muito mandar e-mails com conteúdo da etapa de comparação logo de cara.

O ideal nesse caso é ir acompanhando o usuário durante sua jornada de compras, mudando o caráter dos e-mail aos poucos.

Aliás, esse é o pecado de muitas pessoas. Ir com muita sede ao pote não trará resultados, visto que a pessoa não está preparada para a compra.

Com o Mailchimp é possível criar fluxos de Automação de Marketing, Landing Pages e até mesmo anúncios para redes sociais.

Em sua versão gratuita é possível enviar até 10.000 e-mails mensais e possuir 2.000 contatos!

Caso você queira aprender como utilizar essa ferramenta, recomendamos nosso Guia Básico de E-mail Marketing para Mailchimp e também nosso Guia de Automação para Lojas Virtuais para Mailchimp.

Conclusão

Como você pode ver, para ter um e-book de sucesso não basta fazer um bom e-book, mas também ter uma boa estratégia.

Por isso esse post foi focado mais em questões estratégicas do que na confecção do e-book.

Analisar o seu público-alvo e entender a jornada de compras de seus clientes é fundamental para ter resultados com esse material.

Disponibilizaremos em breve a parte 2 desse post tratando da parte mais técnica de todo o processo, com as melhores práticas, dicas e ferramentas para criação de e-books para Marketing de conteúdo.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

como fazer um e book de sucesso para marketing de conteudo parte 1 infografico