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Loja Física x Loja Virtual – Qual é mais rentável?
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Muitos brasileiros sonham em abrir o seu próprio negócio. Ganhar mais dinheiro, fazer aquilo que gosta e até mesmo a necessidade perante a crise fomentam o empreendedorismo no Brasil.

O comércio, tanto o eletrônico como o físico é uma das áreas preferidas das pessoas na hora de abrir o próprio negócio. E aí surge a pergunta: de início, o que vale mais a pena? Uma loja virtual ou uma loja física?

O problema dessa pergunta é que ela não possui uma resposta que vale para todo mundo. A resposta correta dependerá das características do seu produto, das pessoas que se interessam por ele e também do dinheiro que você possui para aplicar.

Com isso em mente, veja agora as principais diferenças entre lojas virtuais e física:

Vantagens das Lojas Virtuais:

Limitação de Localidade

As lojas físicas são muito limitadas às cidades em que estão situadas enquanto que as virtuais podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo, desde que exista conexão com a internet. Além disso, uma boa localização é essencial para o sucesso de uma loja física.

Limitação de Espaço

As lojas físicas têm uma limitação de espaço para seus produtos. Já o espaço de uma loja virtual dependerá do plano de hospedagem assinado. Os planos mais baratos possuem uma margem de imagens que você pode colocar em sua loja enquanto os mais caros são ilimitados.

Horário de Funcionamento

As lojas virtuais funcionam 24 horas por dia, enquanto as lojas físicas, com raras exceções, abrem durante o período da noite.

Custo de operação

Existem alguns custos que ambas as lojas vão possuir, como o aluguel de um galpão de estoque por exemplo. A grande diferença aqui é o “aluguel” do local da loja. O custo de hospedagem anual de uma loja virtual pode ser menor que um aluguel mensal de uma física.

Quantidade de Funcionários

Uma loja virtual precisa de menos funcionários que uma loja física. Porém, é importante ressaltar que quanto mais uma loja virtual cresce, mais você deverá distribuir funções, ou seja contratar pessoas.

Atendimento Humanizado

Os atendimentos nas lojas físicas são mais humanos e acontecem na hora. Já nas lojas virtuais, o atendimento acontece através de telefone, mensagens, e-mails e chatbot. Apesar de existir a possibilidade de ser atendido na hora através desses meios, eles não possuem aquele olho-no-olho que convence o cliente.

Relacionamento com o cliente

Uma loja virtual consegue manter um relacionamento com cliente a longo prazo de forma mais fácil do que uma física. Isso porque uma loja virtual pode coletar e-mails e telefones de forma mais confortável para o cliente. Ainda por cima, é possível oferecer conteúdos relevantes o que incentiva o consumidor a dar seus dados.

Experiência com o Produto

As lojas virtuais não possibilitam uma experiência com o produto como é na vida real. Por mais que você tenha imagens e vídeos de alta qualidade, ainda sim não supera a experiência sensorial possível em uma loja física. Inclusive existe uma lei que permite que o consumidor devolva o produto comprado pela internet em até 7 dias se ele não gostar do produto.

Logística Reversa

Nas lojas físicas os produtos podem ser devolvidos direto no local ou ainda podem ser buscados em casa se existir essa possibilidade. Já nas lojas virtuais o processo de Logística Reversa é mais longo, pois nem sempre o estoque da loja fica na mesma cidade do cliente.

Estratégias de Marketing

As lojas físicas atraem pessoas através de publicidade na televisão, rádio, panfletos, outdoors, redes sociais, etc. Já as lojas virtuais atraem pessoas através de anúncios em sites, redes sociais, de buscadores como o Google e também através de conteúdos não publicitários como blogs, vídeos, cursos, infográficos.

Apenas lembrando que uma loja física também pode trabalhar o chamado Marketing de Conteúdo, porém como não possui um site, será bem menos efetivo que uma loja virtual que possuí um domínio.

Análise de métricas

As lojas virtuais possuem muito mais métricas para serem analisadas do que as físicas. Números como acessos, impressões (quantas vezes sua loja apareceu em resultados do Google), alcance, taxa de rejeição, abandono de carrinhos, produtos visualizados são muito fáceis de se obter em uma loja virtual.

Uma loja física terá muito mais trabalho para analisar uma métrica como taxa de rejeição, pois para isso será necessário contabilizar as pessoas que saíram da loja sem comprar nada.

Velocidade de Entrega

Dependendo do tamanho do produto, o cliente pode sair de uma loja física com ele em mãos, enquanto que em compras online, ele terá que esperar até o produto ser entregue.

Preço do Frete

O grande Gargalo do E-commerce é o frete. Dependendo do local de entrega e do produto o valor do frete pode ultrapassar o valor do produto. No caso das lojas físicas, quando um cliente pede para entregar um produto, os valores saem mais em conta, pois tanto a loja quanto o cliente estão na mesma cidade.

Comodidade na hora de comprar

As compras em lojas virtuais são muito mais confortáveis do que em lojas virtuais, pois você não precisa ir até a loja para comprar. Já nas lojas virtuais, o cliente não possui muita escolha, exceto em lojas físicas que vendem por telefone e entregam o produto em casa. Além disso, nas lojas virtuais o cliente não andará até encontrar o que deseja.

Confiança na hora de Comprar

As lojas físicas transmitem mais confiança com as virtuais, pois o atendimento é mais íntimo e o consumidor se sente mais seguro, caso precise entrar na justiça. Já as lojas virtuais honestas sofrem com as poucas lojas de fachada, que pegam dinheiro de pessoas leigas e não entregam o produto.

Existem medidas para tornar uma loja virtuai mais segura, mas ainda assim não transmite a mesma confim aça que uma física.

Investimento em Segurança

Uma loja física precisará contratar pessoas ou uma empresa de segurança para diminuir as chances de roubos e confusões. Já uma loja virtual pode contratar serviços que garantem o sigilo entre as transações da loja e ainda protegem de hackers. Nesse caso o custo de aquisição desses serviços é mais barato do que contratar capital humano.

Forma de Pagamento

A grande diferença é que na loja física você pode pagar através de dinheiro também. Pela internet, é possível pagar através de boleto, porém é bem menos cômodo do que pagar na hora, pois o cliente precisará ir até uma lotérica ou banco ou pagar através de internet banking.

Valores de Produtos

Como os custos para manter uma loja virtual são menores que os das físicas, o preço final do produto também será menor. As lojas físicas ainda precisam pagar impostos, energia, água e outras contas que um local físico gera.

Conclusão

A internet possibilitou a comodidade de comprar onde quer que estejamos, desde que estejamos conectados. Porém, isso não significa a morte da loja física, pois muitas lojas físicas já possuem lojas virtuais o que possibilita a compra pela internet e a retirada na loja física.

Como disse, você precisa avaliar o que compensa mais para você. Se você está começando, o ideal é uma loja virtual por ser mais barata para manter, porém se existir uma boa demanda pelo seu produto na sua região, vale a pena investir em uma loja física.

Leia também o nosso e-book 6 passos para criar uma loja virtual e aprenda o que fazer para ter o seu próprio e-commerce.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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