Os infográficos estão presentes em nossa estratégia de Marketing de Conteúdo desde 2016, quando percebemos o potencial que essa ferramenta possui.

Eles deixam os posts mais completos e bonitos, trazem mais tráfego para o nosso site, auxiliam no SEO (melhora nossa posição nos mecanismos de busca como o Google) e aumentam nosso alcance de pessoas.

E a melhor parte dos infográficos é que você não precisa contratar uma agência ou Designer para produzi-los: existem ferramentas online, gratuitas e fáceis de usar que te auxiliarão no processo de criação.

Mas não adianta apenas fazer um infográfico relevante e bonito, você também precisa ter uma estratégia de Marketing para ele e existem muitas formas inteligentes de usá-lo a favor de seu Marketing Digital.

O que é um Infográfico?

Um infográfico nada mais é que uma imagem que transmite informações visuais e textuais de forma organizada.

Veja a diferença entre uma receita de brigadeiro em formato puramente textual e outra em formato gráfico:

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Sentiu a diferença? O infográfico mostra o processo de se fazer um brigadeiro de um modo mais claro, visual e impactante do que a receita em formato de texto.

Dicas para fazer bons infográficos

Fazer bons infográficos é um desafio para quem nunca produziu um. Por isso passarei algumas dicas para que seu infográfico não fique feio, chato ou cansativo de ler.

Tipos de infográficos

O tipo de infográfico depende do tipo de informações que você deseja transmitir. Por exemplo, se você pretende contar a história de sua empresa, um infográfico em linha do tempo é o mais recomendado.

Tipo 1 – Linha do Tempo

Infográficos de Linha do tempo são recomendados para fatos reais (ou fictícios em caso de ficções) que aconteceram em determinado espaço de tempo.
Alguns exemplos de nossos blogs:

como fazer e usar Infograficos que trabalhem a favor do seu marketing digital imagem black friday

Tipo 2 – Comparação

Infográficos de comparação são ideais para comparar os benefícios e malefícios entre duas ou mais opções.

Alguns exemplos de nossos blogs

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Tipo 3 – Mapa da Estrada

Esse tipo de infográfico é interessante para informações que mostram um passo-a-passo. Também servem para informações temporais, lembrando um jogo de tabuleiro.

O infográfico da receita de brigadeiro se encaixa nessa categoria ????

Alguns exemplos de nossos blogs:

como fazer e usar Infograficos que trabalhem a favor do seu marketing digital imagem ciclo de compra

Tipo 4 – Dados Numéricos

Se a informação que pretende passar é composta de muitos dados, porcentagens, valores ou números, esse tipo de infográfico é resolverá bem o problema.

Alguns exemplos de nossos blogs:

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Tipo 5 – Artigo Visual

O artigo visual é o tipo de infográfico que mais fazemos em nossos posts de blog. Eles nada mais são que explicações sobre determinados temas e podem conter em si linhas do tempo, comparações, mapas de estradas, ilustrações, fotos, e outros tipos de infográficos

Esses infográficos costumam ser mais extensos que os outros formatos.

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Dicas de Design

Estética e Experiência do usuário são coisas que andam juntas. Não adianta produzir um infográfico lindo se a fonte dos textos for muita pequena a ponto de ser ilegível, por exemplo.

Menos é Mais (Less is More)

Em algum momento você deve ter ouvido essa frase. Esse é o lema da famosa escola de Bauhaus, um dos marcos da história do Design e da Arquitetura.

Como a própria frase já indica, o minimalismo é o caminho para layouts atrativos e claros de se entender e o exagero de informações pode gerar confusões.

Por isso tente sempre explicar as coisas por parte, sem pressa, com bom espaçamento entre as informações.

Cores

O “Menos é Mais” também vale para as cores. Colocar todas as cores do círculo cromático em seus infográficos não é uma boa ideia.

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Por isso, definir uma paleta de cores fará com que seu infográfico seja mais atrativo e manterá uma identidade visual.

Veja alguns tipos de paletas de cores:

como fazer e usar Infograficos que trabalhem a favor do seu marketing digital imagem paleta de cores

No Adobe Color CC é possível criar paletas de cores e também utilizar a imensa base de paletas que os usuários salvam no site.

Fontes

Tome cuidado com o tamanho das fontes. Em nossos infográficos eu utilizo fontes sem serifa no tamanho mínimo de 14pt.

Deixe as fontes serifadas e cursivas para os títulos e frases de impacto.

como fazer e usar Infograficos que trabalhem a favor do seu marketing digital imagem fontes

Algumas fontes têm melhor legibilidade que outras, por isso se der tempo teste as fontes antes de definir a que será usada.

Para testar fontes digite uma frase com tamanho de fonte pequeno e peça para que algumas pessoas leiam e respondam qual foi mais fácil de ler.

Fotos e Ilustrações

Hoje em dia existem muitas fotos e ilustrações grátis em sites como Freepik, VectorStock e Pexels.

Porém tome cuidado em manter o mesmo estilo de foto e ilustrações nos infográficos, pois se você utilizar elementos muito diferentes, a sua peça perderá a identidade.

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Ferramenta Grátis de Criação de Infográficos

Você não precisa comprar um software da Adobe ou da Corel para fazer infográficos de impacto, pois existem ferramentas que oferecem versões gratuitas limitadas de produção de infográficos.

Canva

O Canva é uma das plataformas mais famosas quando o assunto é produção de peças gráficas online.

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Basta escolher um template, editá-lo com as informações que deseja, editar as cores e fontes, inserir ícones, ilustrações ou fotografias, revisar e exportar.

Já fiz alguns infográficos através do Canva e gostei bastante dos resultados. Óbvio que não se compara as possibilidades que os softwares da Adobe e Corel dão, mas é uma excelente opção para quem não domina softwares de Design.

Existem outras ferramentas como o PiktoChart, Easil.ly, Venngage, Infogram que também possuem versões grátis limitadas.

Estratégias para infográficos

Definir uma estratégia para infográficos é muito importante antes mesmo de começar a produção.

Veja agora algumas das táticas que você pode usar para fazer com que seus infográficos trabalhem para você.

Melhorar o ranking do seu site nos mecanismos de busca (SEO)

Estar bem colocado no Google é muito importante para que seu site receba muitas visitas e converta mais.

Se você acha que SEO não é importante preciso te dizer algo: a taxa média de conversão (não necessariamente de vendas) de um site é de 2%.

Vamos supor que um site tem 1000 visitas por mês. 2% desse valor é 20 conversões (compras, downloads, assinatura de newsletter).

Ou seja, quanto mais tráfego qualificado (perfil de pessoas que tem mais chances de comprar de você) maior será o seu lucro.

E como os infográficos conseguem melhorar seu ranking em sites de pesquisa? De 3 maneiras:

  • Aumentando o tempo que seus leitores ficam em seu site: Isso faz com que os mecanismos de busca interpretem que o seu conteúdo é mais completo, pois as pessoas levarão mais tempo lendo o infográfico.
  • Aumenta o número de imagens no post: Quanto mais imagens o seu post de blog tiver melhor. Isso porque as pessoas gostam de conteúdos em diversos formatos e os mecanismos de busca levam isso em conta.
  • SEO de imagens: Não são apenas sites que são ranqueados pelos mecanismos de buscas, mas vídeos e imagens também. Um infográfico pode ser bem ranqueado em mecanismos como o Google Imagens. Nesse último caso é imprescindível que você coloque a descrição da imagem na alt tag. Isso porque os mecanismos de busca ainda não reconhecem o conteúdo de imagens, apenas textos no código HTML do site.
  • Backlinks amigáveis: Ter links que apontam para seu site é um dos 3 pilares do SEO e infográficos podem te ajudar nisso. Para ganhar backlinks com seus infográficos, faça uma pesquisa pela sua imagem conforme destacado na imagem abaixo.Se algum site sério estiver usando sua imagem, entre em contato com eles e peça para que adicionem um link abaixo do infográfico apontando para o seu site.

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Aumentar o alcance da sua marca (Branding)

Se o seu infográfico for interessante as pessoas irão compartilhá-lo e outras pessoas o verão, aumentando assim a exposição da sua marca.

Por isso lembre-se sempre de colocar a sua logo nos infográficos e o endereço de seu site.

Compartilhar seus infográficos nas Redes Sociais também aumenta o alcance da sua marca.

Vou falar de duas experiências que fizemos com nossos infográficos aqui na VR SYS Agência Digital.

A primeira experiência foi compartilhá-los em uma rede social chamada Pinterest.

O Pinterest é uma Rede Social baseada em compartilhamento de imagens, muito usada no mundo todo.

Em geral alguns infográficos tiveram péssimos resultados não chegando nem a 100 impressões (quando a imagem aparece na linha do tempo de outros usuários), outros ficaram entre 100 e 400 impressões o que é bem “ok” para um perfil novo no pinterest.

Mas um deles teve um resultado incrível.

como fazer e usar Infograficos que trabalhem a favor do seu marketing digital imagem branding

O infográfico Branding – Por que a sua empresa precisa de muito mais que um logo, teve mais de 51.200 impressões, 1.400 cliques para visualizar, 541 pins salvos e 148 acessos nos últimos 30 dias!

Quando vimos o infográfico ganhando popularidade nós quase caímos de costas aqui rsrs. Pra você ter uma ideia, o infográfico que está em segundo lugar é esse:

como fazer e usar Infograficos que trabalhem a favor do seu marketing digital imagem segundo lugar

Mas por que esse infográfico em específico ranqueou tão bem? Acredito que seja uma questão de perfil de pessoas da rede social.

Muitos designers usam o pinterest para buscar referências e dicas para seus trabalhos, e esse infográfico é muito útil para eles, pois ele aborda uma dor dos designers que eu conheço bem: clientes que acham que uma logo não dá tanto trabalho assim.

A segunda experiência, que ainda estamos testando é dar a possibilidade a você, leitor do blog, de incorporar nossos infográficos em seu site.

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Quando você passa o mouse sobre o infográfico o ícone do cursor muda para indicar a interatividade e quando a imagem é clicada, abre-se uma pop-up com o código para incorporar a imagem.

Com isso o alcance de nossa marca aumenta, pois os visitantes de sites que incorporarem nosso infográfico também o verão.

Lembra-se da estratégia de backlinks citada a pouco? Nós também fizemos isso para que mais pessoas incorporem nossos infográficos em seus sites e assim ganharmos alguns links que apontem para nós.

Como essa experiência é recente, ainda não temos resultados para mostrar☹. Mas essa é uma forma de ganhar backlinks recomendadas por grandes nomes como Neil Patel.

Gerar Leads

O Inbound Marketing é o preferido das empresas por seu baixo custo. Trata-se de uma estratégia onde a empresa oferece um conteúdo gratuito (e-book, curso, webinar, templates, etc) em troca do contato da pessoa.

A partir disso a empresa iniciará um relacionamento com essa pessoa que pode resultar em vendas e parcerias.

Os infográficos também podem ser usados nessa estratégia. Os mais usados para esse são infográficos de pesquisas e dados de mercado e também infográficos explicativos, que ensinam algo (como a receita de brigadeiro, por exemplo).

Lembre-se que para essa estratégia os infográficos devem possuir bastante informação, pois as pessoas esperam materiais ricos em troca de seus contatos.

Ferramentas como Mautic, MailChimp e Target Ville podem ser usadas para criar campanhas de Inbound Marketing.

Não se esqueça também de fazer uma página bem bonita para que as pessoas fiquem mais confortáveis para entregar seu contato.

Conclusão

Como você viu, infográficos são ferramentas excelentes para melhorar a performance do seu marketing digital, além de embelezar e deixar seus posts de blog mais completos.

E o melhor, você não precisa contratar uma Agência ou Designer para produzi-los, caso não tenha recursos.

Se tiver tempo, produza um infográfico utilizando uma ferramenta como o Canva e depois conte para nós como foi sua experiência.

Caso precise de inspiração visite nossa página no Pinterest! Fique à vontade também para usá-los em seu site, só não esqueça do link ????.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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