As heurísticas de Nielsen são famosas no mundo todo, sendo muito utilizadas por designers e desenvolvedores em projetos digitais.

Ter um site fácil de utilizar é muito importante para que o usuário atinja seus objetivos dentro dele.

Esse objetivo pode ser a compra de um produto, pesquisa por preços ou ainda sanar uma dúvida.

Além disso, oferecer uma boa experiência em seu site, também agrega na reputação de sua marca.

É provável que você já tenha sido mal atendido em um estabelecimento e nunca mais retornou.

Com um site funciona da mesma forma. Se o usuário não tiver uma boa experiência, ele não retornará e ainda falará mal sobre ele.

O que é Usabilidade?

Como o próprio nome sugere, a usabilidade se refere à facilidade do uso de um objeto ou tecnologia.

Para exemplificar, vou utilizar o famoso caso das embalagens da fábrica de molho Heinz.

Algum tempo atrás, a marca criou uma nova embalagem para seus molhos que foi muito elogiada.

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Quem gosta de ketchup sabe que para faze-lo sair da primeira embalagem, será necessário bater ou chacoalhar o pote.

Para resolver esse problema, a Heinz criou uma embalagem de ponta cabeça, facilitando a saída do molho.

Genial, não?

Porém a nova garrafa também apresenta dificuldades de uso, como o ketchup que gruda ou vaza da tampa.

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Algumas soluções podem gerar novos problemas de usabilidade

Fazer com que uma tecnologia seja fácil de usar é um grande desafio para as empresas.

Por isso, nesse processo são feitos testes com usuários e consultoria com profissionais de design para garantir bons resultados.

O que são as 10 heurísticas de Nielsen?

Para entender o porque as 10 heurísticas de Nielsen existem, é necessário voltar no tempo.

Quando surgiram os primeiros computadores modernos na década de 40, era necessário ser um especialista para utilizá-los.

Porém na década de 80 o cenário mudou. Os computadores começaram a ganhar popularidade entre as empresas e também famílias com boas condições financeiras.

Entretanto, os computadores ainda não eram tecnologias fáceis de usar, exigindo especialização por parte do usuário.

Para tornar mais fácil o uso dos computadores, muitos estudos na área de usabilidade foram realizados. E as 10 heurísticas de Nielsen é um dos mais famosos.

Se hoje, utilizar um computador é algo que fazemos sem maiores dificuldade, com certeza as heurísticas de Nielsen influenciaram nisso.

Conheça agora as 10 Heurísticas de Nielsen:

  1. Visibilidade do status do sistema
  2. Compatibilidade entre o sistema e o mundo real
  3. Controle e liberdade para o usuário
  4. Consistência e padronização
  5. Prevenção de erros
  6. Reconhecimento ao invés de memorização
  7. Eficiência e flexibilidade de uso
  8. Estética e Design minimalista
  9. Ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros
  10. Ajuda e documentação

Heurística #1 - Visibilidade do status do sistema

A primeira heurística de Nielsen trata sobre o sentido mais importante para nos guiar pelo mundo: a visão.

Dentro de um site, é importante sempre mostrar de forma visual para o usuário onde ele se encontra e caso uma tarefa esteja em andamento, mostrar as etapas da mesma.

Por exemplo, em nossas lojas virtuais trabalhamos com o processo de checkout baseado em etapas, o que facilita o usuário se localizar e também dá uma noção de quanto tempo levará para efetuar todo o processo.

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Essa dinâmica, quando bem aplicada, reduz as taxas de abandono de carrinho, onde o usuário abandona a compra por não saber quanto tempo levará o processo.

Além de mostrar as etapas, também é importante situar o usuário em qual etapa ele se encontre, para que entenda o que deve ser feito.

Heurística #2 - Compatibilidade entre o sistema e o mundo real

O conceito da segunda heurística de Nielsen é a de que devemos utilizar referências do mundo real nos ambientes digitais.

Os ícones de carrinhos de compra para representar o checkout e lixeira para a ação de excluir um arquivo são bons exemplos dessa heurística.

Porém, é importante tomar cuidado, visto que as pessoas vivem em realidades e culturas diferentes.

Só no Brasil existem diferenças culturais gigantescas de termos, dialetos e costumes. Veja o exemplo do pão francês abaixo.

as 10 heuristicas de nielsen como elas podem melhorar seu site img mapa do pao

Entender a realidade das pessoas que utilizarão seu site é muito importante para que o usuário não se perca dentro dele.

Por exemplo, o ícone de disquete até hoje é usado para representar a função salvar, mas é provável que um dia deixe de ser.

Como essa tecnologia se tornou obsoleta, as novas gerações não terão contato com essa tecnologia, o que pode deixa-los confusos em relação ao ícone.

Heurística #3 -  Controle e liberdade para o usuário

Imagine que você entre em uma loja virtual, adicione um produto em seu carrinho, porém encontra um produto melhor e decide trocar.

Nesse caso, é importante que exista a possibilidade de excluir produtos do carrinho, caso contrário o usuário se sentirá frustrado.

Oferecer controle e liberdade é muito importante para que o usuário use seu site ou loja virtual da forma como desejar.

Por exemplo, uma televisão permite que você altere vários aspectos de cor, luz, áudio, proporção de vídeo e muito mais.

Em casos de sites e lojas virtuais, a responsividade é hoje o principal fator dessa heurística.

Possibilitar que o usuário acesse seu site do aparelho que desejar é essencial em um país onde 67% das pessoas possuem um smartphone.

Heurística #4 - Consistência e padronização

Para entender essa heurística basta pensar em quantos acidentes ocorreriam se os pedais de aceleração, freio e embreagem mudassem de um carro para o outro.

A consistência e a padronização são essenciais para que o usuário tenha que aprender somente uma vez como executar uma tarefa.

Nos dias atuais, sites e lojas virtuais possuem padrões similares que podem gerar problemas se não forem seguidos.

Por exemplo, as pessoas estão acostumadas a utilizar sites que tenham menus no topo, acessando de forma mais rápida a informação desejada.

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Menu de topo do nosso site

Como isso é um padrão a nível mundial, ter um site sem esse menu fará com que os usuários tenham problemas na navegação.

Além disso, é importante também seguir um padrão visual de design para que as pessoas não fiquem confusas.

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Evite utilizar padrões visuais diferentes. Veja as diferenças que um ícone "home" pode ter.

Dessa forma você mantém um padrão visual consistente, agradável e que reforça o branding de sua empresa na mente dos usuários.

Heurística #5 - Prevenção de erros

Essa heurística trata sobre a importância de proteger os usuários de ações inconscientes que possam prejudicá-lo.

Por exemplo, o Mailchimp exibe um pop-up de confirmação toda vez que o usuário aperta o botão de disparar o e-mail.

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Dessa forma, as pessoas que não revisaram seus e-mails tem uma segunda chance para faze-lo.

Da mesma forma acontece com o sistema operacional de computador quando você tenta excluir um arquivo.

Existem diversos momentos onde essa heurística pode ser aplicada em um site ou loja virtual.

No carrinho de compra, nos campos de um formulário de e-mail ou ainda quando o usuário não finalizou uma tarefa e pede para sair da página.

Heurística #6 -  Reconhecimento em vez de memorização

Apesar do cérebro humano ser incrível e ainda intrigar muitos cientistas, a capacidade de memorização do ser humano tem seus limites.

Por isso é importante evitar que o usuário tenha que utilizar sua memória dentro de seu site ou loja virtual.

Nesse caso, é vital que a interface de certo modo consiga dialogar com o usuário para que ele não tenha que acionar suas memórias.

Um exemplo disso são as informações que o photoshop exibe quando o usuário posiciona o mouse em cima de uma ferramenta.

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Apostar na memória do usuário pode ser perigoso, por isso o photoshop deixa um lembrete em hovers

Além disso, é importante automatizar sempre que possível como no caso de preenchimentos de formulários, onde senhas e informações são relembradas.

Heurística #7 -  Eficiência e flexibilidade de uso

O conceito dessa heurística é que todos usuários, inclusive os mais leigos, consigam utilizar de modo eficiente as interfaces.

Muitos idosos ainda sentem dificuldade em utilizar uma interface porque não estão acostumados, porém isso está mudando.

Você pode até pensar que idosos não utilizam internet, porém segundo o último relatório Webshoppers, pessoas acima de 50 anos são as que mais investem em compras online.

Se você tem uma loja virtual é de extrema importância que ela também ofereça uma boa experiência para pessoas de mais idade.

E o contrário também é válido. Com o tempo um usuário leigo tornasse experiente e demandará por formas mais rápidas de efetuar uma tarefa.

A Amazon por exemplo oferece a opção de compra com 1 clique, o que facilita a vida de usuários mais experientes e confiantes na marca.

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Heurística #8 - Estética e design minimalista

Você já ouviu falar da regra de Paretto? Segundo ela, 80% dos usuários de um sistema utilizarão somente 20% de sua capacidade.

Por isso é muito importante que o design de seu site ou loja virtual seja minimalista e apresente de início somente as informações mais essenciais.

Quando muitas opções são disponibilizadas na interface, as pessoas levam mais tempo para efetuar uma escolha e poderão até se perder.

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Típico site com visual poluído da década passada

Além disso, uma estética minimalista faz com que o reconhecimento de ícones e ilustrações seja mais rápido.

Não é a toa que os logotipos modernos são minimalistas, visto que o principal objetivo das empresas é fixa-los na mente das pessoas.

Em nosso guia de Design para não designers, falamos mais sobre como e a importância de aplicar o minimalismo em peças de design.

Heurística #9 - Ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros

Computadores não são perfeitos e erros são passíveis de acontecer quando estamos em um ambiente digital.

Por isso, caso aconteça um erro, é importante ajudar os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e resolverem o problema.

Veja o exemplo do Windows. Quando ocorre um erro crítico, aparece uma tela azul, que é a cor oficial de páginas de erro do sistema.

Nesse caso, a cor azul ajuda no reconhecimento de que há um erro no sistema.

Nessa página de erro, o Windows explica o que pode ter causado o erro, auxiliando o usuário no diagnóstico.

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E por último ele mostra as opções possíveis para corrigir o erro, ajudando o usuário a se recuperar do erro.

Em casos de sites e lojas virtuais, pense que um usuário tente preencher um formulário, mas esqueceu de completar um dos campos.

Nesse caso o próprio sistema teria que avisar para o usuário, não apenas que há um erro, mas também onde ocorreu e como corrigi-lo.

Heurística #10 - Ajuda e documentação

Essa heurística é muito importante para sistemas que possuem um número muito grande de possibilidades.

Por exemplo, caso você precise de alguma ajuda do Windows, basta pesquisar na seção de ajuda para obter respostas.

Apesar de hoje termos a internet a nossa disposição, nem todas as informações sobre um sistema estarão lá, ainda mais se for desconhecido.

Por isso a documentação é muito importante. No caso de sites e lojas virtuais é muito comum a presença do FAQ.

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O FAQ é uma página ou seção com as perguntas mais frequentes de usuários e também as devidas respostas.

A ideia do FAQ não é ensinar o usuário a realizar comandos básicos de informática, mas sim responder dúvidas populares.

Conclusão

As 10 heurísticas de Nielsen é um ótimo ponto de partida para aqueles que desejam ofertar uma ótima experiência para usuários e clientes.

É importante frisar que as heurísticas de Nielsen não substituem os testes com usuários, mas ajudam bastante na usabilidade de um site ou loja virtual.

Recomendamos também a leitura das 8 regras de ouro de Scheneiderman, outro grande nome da engenharia de usabilidade.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

as 10 heuristicas de nielsen como elas podem melhorar seu site infografico