SEO é a sigla para o termo inglês "Search Engine Optimization" ou em português "Otimização para Mecanismos de Buscas".

Ou seja, o SEO é um conjunto de atividades que visam melhorar o posicionamento de um site ou página nas pesquisas de mecanismos de buscas como Google, Bing e Yahoo!

Existem basicamente duas formas de fazer com que seu site apareça nos mecanismos de buscas.

A primeira é através da pesquisa orgânica, ou seja, o usuário faz uma pesquisa e o mecanismo exibe sua página para ele.

A segunda é através de anúncios pagos, ou seja, o usuário faz uma pesquisa e o mecanismo exibe sua página em uma posição privilegiada.

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Observada essas duas formas, fica mais fácil entender que o SEO é a otimização do seu site ou página para os resultados orgânicos das pesquisas.

A possibilidade de aparecer nos resultados orgânicos sem investir em anúncios parece muito mais vantajoso, mas calma lá.

Se é algo gratuito, isso significa que milhares de concorrentes também desejam aparecer nesses resultados, não é mesmo?

E não é só isso. Os mecanismos de buscas também desejam exibir nas primeiras posições páginas que forneçam o que o usuário busca de modo efetivo.

O motivo pelo qual eles desejam isso, é que se o usuário estiver satisfeito ele usará mais vezes a ferramenta, o que atrairá mais empresas a investirem em anúncios.

Não é a toa que o Google possui 90% do mercado de mecanismos de buscas. A superioridade da plataforma é absurda perto de outros concorrentes.

Essas reflexões nos levam ao próximo tópico...

A importância do SEO

A alta concorrência e o desejo dos mecanismos de buscas em colocar os melhores resultados na primeiras posições por si só justificam a importância do SEO.

Existe uma piada entre profissionais de SEO que diz que se você deseja esconder algo muito bem escondido o melhor lugar é a segunda página de resultados.

Mire sempre a primeira página dos mecanismos de buscas

Segundo dados da Protofuse, em apenas 5% das buscas no Google o usuário acessou a segunda página de resultados.

E em apenas 1% das buscas o usuário foi até a terceira página!

Ou seja, mais de 90% das buscas terminam na primeira página e isso faz muita diferença para o tráfego do seu site.

Pense que se uma determinada página estiver na segunda página do Google, apenas 1 em cada 20 usuários a verá em média.

E estamos falando de visualização! o fato do usuário acessar a segunda página não significa que ele acessará seu site.

Ou seja, quando o assunto é SEO, somente a primeira página importa!

Agora pense que para um mecanismo de busca, o usuário ter que acessar a segunda página também é algo ruim, visto que ele terá mais trabalho para encontrar algo.

Se isso acontece muitas vezes, é provável que o usuário deixe de usar a plataforma.

Outro dado interessante fornecido pela Protofuse é que em 33% das pesquisas as pessoas clicaram no resultado posicionado em primeiro lugar.

Além disso, os 3 primeiros colocados na primeira página atraem 61% dos cliques, enquanto os outros 6 resultados dividem 32% deles.

Mesmo a primeira página dos mecanismos de buscas pode não ser suficiente, mas já é bem melhor do que estar na segunda.

Muitas pessoas tem a ilusão de que basta criar um site e atrair muitas pessoas para ele seja suficiente, e infelizmente não é bem assim.

Para que isso se realize, o investimento em SEO é indispensável.

Vale a pena investir em SEO?

O investimento em SEO pode ser feito de duas formas: pagando alguém para otimizar o seu site ou dedicando tempo para se especializar no assunto e fazer você mesmo as otimizações.

Antes de escolher como você investirá em SEO, é importante refletir se vale mesmo a pena fazer isso.

Segundo o Google, mais de 100 bilhões de pesquisas são feitas por mês em sua plataforma de busca.

No caso do site da VR SYS Agência Digital, 68% dos acessos foram oriundos de buscas em 2019. Além disso, nosso site apareceu em 1,45 milhões de pesquisas no Google nos últimos 12 meses.

Esses números mostram que o investimento em SEO é muito válido. Porém há algo muito importante de ser lembrado.

SEO é um investimento de longo prazo. Ou seja, os resultados demoram em média até 6 meses para aparecer.

Por isso muitas empresas investem em anúncios para aparecerem na primeira página dos mecanismos de modo mais rápido. Só que há um porém nessa estratégia.

Segundo a Protofuse, em apenas 10% das buscas os usuários clicam em anúncios. Os outros 90% clicam somente em resultados orgânicos.

Entendendo que o SEO é algo que leva tempo para dar resultado, é muito importante gerar tráfego de outras formas.

Mesmo sendo um investimento de longo prazo, ainda vale a pena efetuar a otimização do seu site e suas principais páginas.

Fatores de SEO - O que o Google considera na hora de mostrar os resultados?

SEO pode parecer algo simples, mas não é. Algumas otimizações podem ser feitas por iniciantes, enquanto outras necessitam de conhecimento de código.

Pesquisadores dessa área apontam que existem pelo menos 200 fatores que podem influenciar no posicionamento no Google.

Então é necessário decorar todos os duzentos fatores?

Não, isso não é necessário, visto que existem diversos guias internet afora para seguir.

Para não complicar nesse momento, utilizaremos a categorização que o especialista Brian Dean, do Backlinko, utilizou em seu guia de 200 fatores de SEO.

Se fossemos falar dos 200 fatores de SEO, esse post não terminaria hoje, por abordaremos de modo breve 8 categorias de fatores.

Lembrando que esse guia do Backlinko é focado no Google, por isso é provável que alguns fatores não façam a diferença em outros mecanismos.

1- Fatores de domínio

Os fatores de domínio são referentes ao domínio de um site, que nada mais é que seu endereço de acesso. Exemplo de domínio: www.vrsys.com.br

Mas por que o Google utiliza o domínio de um site como fator? Existem diversos motivos para que eles olhem com atenção para o domínio de um site.

Domínios com um bom tempo de existência, boa reputação e com palavras-chaves no endereço possuem uma ligeira vantagem em termos de SEO.

Porém, não adianta ter um domínio com todas essas vantagens se o conteúdo e a experiência do seu site for pobre.

Ter um domínio otimizado para SEO tem suas vantagens, porém é importante tomar cuidado com o tamanho do domínio.

Não é porque palavra chaves no domínio funcionam que você deve exagerar como no exemplo abaixo:

"www.vrsysagenciadigitalcriacaodesiteselojasvirtuaiseidentidadevisual.com.br"

Além disso, ao comprar um domínio é muito importante analisar a reputação dele, visto que seu antigo dono pode ter realizado má-práticas com ele.

2- Fatores de página

Os fatores de página estão relacionados ao conteúdo e experiência que uma determinada página do seu site oferece.

Dos 200 fatores do Google que o Google considera para ranquear, 58 são fatores de páginas.

Podemos dividir esses fatores em 2 subgrupos: conteúdo e usabilidade.

2.1- Conteúdo

O subgrupo de conteúdo são fatores relacionados a qualidade e otimização da informação que a página contém.

Para o Google, um conteúdo de qualidade é aquele que responde de uma só vez a dúvida do usuário.

Por isso conteúdos longos, que cobrem um tópico de forma profunda possuem mais chances de posicionar bem.

Além disso, o Google busca por palavras-chaves na página para relacioná-la a pesquisa e isso é algo que faz muita diferença.

Por esse motivo é importante inserir palavras-chaves referentes ao texto na title tag, título do conteúdo (H1), URL e ao longo da página.

Porém é muito importante não exagerar na quantidade de palavras-chaves, e manter a proporção de 1% em relação a quantidade de texto.

Por exemplo, se o seu texto possui 1.000 palavras, então insira no máximo 10 vezes a palavra-chave na página.

O Google verifica a densidade de palavras-chaves e pune páginas que exageram na quantidade de palavras-chaves, visto que isso prejudica a leitura.

Aqui é importante ter um meio-termo. É importante escrever pensando na inserção das palavras-chaves e também na legibilidade.

2.2- Usabilidade

A usabilidade de uma página refere-se a facilidade de uso da mesma. Páginas com problemas de usabilidade tendem a perder posições no Google.

Um dos principais fatores de usabilidade é a velocidade com a qual uma página carrega. Quanto mais lenta, menores as chances de estar nas primeiras posições.

Existem ações que melhoram a velocidade do seu site, como otimização de imagens, minificação do código e uma boa hospedagem.

Para verificar a velocidade do seu site utilize o Google Pagespeed. Essa ferramenta te dá um relatório sobre o tempo de carregamento de uma página tanto em computadores como em dispositivos móveis.

Falando em dispositivos móveis, em 2016 o Google passou a considerar a versão da página para smartphones como mais importante que a de computadores e laptops.

Ou seja, se você não possui um site responsivo, as chances de seu site ranquear nas primeiras posições do Google são bem baixas, não importando o dispositivo de acesso.

Páginas que apresentam muitos erros de acesso e links quebrados também tendem a ficar para trás.

3- Fatores de website

Enquanto os fatores de página afetam somente uma determinada página, os fatores de website tem influência em todas elas.

Um dos fatores mais importante que afetam seu website como um todo é o certificado SSL, representado pelo cadeado ao lado da barra de navegação.

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O certificado SSL protege as informações que seus clientes fornecem em seu site e não ter um significa estar fora da primeira página de resultados.

Outro fator de importância é a usabilidade de navegação do seu site. Se o seu site possui uma navegação confusa ou com muitas etapas para a realização de uma tarefa, a tendência é que ele fique para trás também.

É importante sempre frisar: O Google quer oferecer a melhor experiência para o usuário, e um site com arquitetura ruim não oferece isso.

Além disso, a reputação de seu site como um todo também afeta seu posicionamento nos mecanismos de buscas.

Por isso, se o seu site possui avaliações positivas no Google Meu Negócio, a tendência é que ele ranqueie melhor nas pesquisas.

4- Fatores de backlink

Backlinks são links inseridos em outros sites que redirecionam para uma determinada página do seu.

Quando um outro site "linka" novamente para o seu significa que você é de alguma forma relevante, e o Google considera isso.

Por isso ter uma estratégia de linkbuilding é muito importante para ranquear bem no Google, porém é importante tomar cuidado.

O Google analisa a reputação do site que "linkou" para você, ou seja, se você possui muitos links de sites de baixa qualidade, você pode ser penalizado pelo algoritmo.

Por isso é importante evitar esquemas de compras de backlinks, visto que no geral os links são feitos em sites de baixa reputação.

Existem diversos fatores que fazem um backlink contar mais ou menos para o ranqueamento de suas páginas.

Por exemplo, se a VR SYS Agência Digital recebesse um backlink com o texto "criação de sites" ele contaria muito mais do que um com o texto "clique aqui para conhecer".

A posição do backlink na página também influencia. Por exemplo, um backlink no início da página é mais relevante que um backlink no meio ou final.

Esses tipos de detalhes são levados em conta pelo Google para dar mais ou menos valor para os backlinks.

5- Fatores de interações de usuário

O Google utiliza os dados de como o usuário interage na página para definir os posicionamentos através do Rankbrain.

O Rankbrain é um algoritmo do Google que leva em conta dados como taxa de rejeição, taxa de cliques, tráfego de recorrência e número de comentários.

A rejeição a um site acontece quando o usuário entra em uma página, não interage com nada (botões, formulários, links) e abandona a sessão. Se essa taxa estiver muito alta, significa que seu site não é muito útil para boa parte dos usuários.

Já a taxa de cliques é a relação entre quantidade de vezes que sua página apareceu nos resultados e a quantidade de pessoas que clicaram. Quando maior a taxa, melhor para o posicionamento.

O tráfego de recorrência é aquele onde uma pessoa que já visitou seu site retorna a ele, isso é um grande indicador de que seu site possui conteúdo de qualidade.

E o número de comentários mostra que o conteúdo do seu site faz com que as pessoas tenham vontade de engajar e interagir.

6- Fatores de algoritmos do Google

Os fatores de algoritmo se referem as regras especiais do próprio algoritmo do Google.

Você já deve ter percebido que nem sempre o Google utiliza links em texto como resultados de buscas.

Dependendo do termo pesquisado, podem aparecer imagens, vídeos, locais e notícias. Experimente buscar pelo nome de um ator de Hollywood seguido da palavra filmes.

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Existem diversas formas de como o Google pode mostrar uma pesquisa, e isso é algo que deve ser levado em conta na hora de otimizar o SEO do seu site.

Você já deve ter feito uma pesquisa no Google a qual foi respondida na própria página de resultados.

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Isso mostra o esforço do Google para que as perguntas sejam respondidas de modo rápido, sem mesmo a necessidade de clicar em um link.

Otimizar o seu site para os chamados "snippets" pode trazer muito resultado, porém é algo bastante difícil de se fazer.

Para que isso seja possível, não é necessário apenas ter um conteúdo de extrema qualidade, mas também ter seu site formatado de forma correta pra isso.

7- Fatores de marca

Os fatores de marca são referentes a força da sua marca para o Google. O próprio Eric Schmidt, ex CEO da Google, disse "Marcas não são um problema, mas sim a solução".

Ter uma boa estratégia de Branding é essencial para que sua marca seja forte e disseminada tanto na internet como fora dela.

Quando a sua marca é citada no Google, seja através de pesquisas com o nome da sua marca ou menções em outros sites, de preferência em formato de backlink.

Outra coisa referente a sua marca que pode ajudar nas pesquisas é possuir redes sociais com muitas curtidas e seguidores.

Isso também mostra ao Google o porte da sua empresa e o quão interessante ela é para as pessoas.

8- Fatores de penalização

Assim como o Google pode levar sua página para as primeiras posições, ele também pode tirá-la de lá e até mesmo deixar de mostrá-la nas buscas.

Isso acontece quando o Google percebe alguma prática conhecida como Black Hat, ou seja, má-práticas de SEO que afetam a qualidade do site e seu conteúdo.

Black Hat abrange práticas como exagero em uso das palavras-chaves, esquema de backlinks, sites que funcionam como "fazendas de links",etc.

Lembrando que apesar de parecer algo errado, técnicas Black Hat não são crime. Você pode optar por fazer sem correr o risco de ter que responder na justiça.

Porém, se você fizer tais práticas, você será basicamente um inimigo do Google, visto que a empresa deseja que os resultados das pesquisas sejam verdadeiramente orgânicos.

Todo mês o Google faz uma atualização de algoritmo em maior ou menor escala para ser mais efetivo em encontrar sites Black Hat, ou seja, em algum momento eles descobrem e punem.

E é possível ser penalizado por algo que você não fez? Sim é possível em alguns casos.

Por exemplo se algum site de baixa qualidade criar muitos backlinks para o seu, sem o seu consentimento, o Google punirá mesmo assim.

Porém, o Google também não deixa os usuários na mão e por isso criou a ferramenta Disavow Tool, na qual é possível "rejeitar" backlinks" de sites de baixa qualidade.

Conclusão

Dominar os mecanismos de buscas não é algo fácil e muito menos rápido, mas ainda assim vale a pena.

A quantidade de pessoas utilizando cada vez mais essas plataformas compensam o investimento na otimização de seu site para elas.

Caso você decida investir em especialização para fazer você mesmo as otimizações, é importante buscar o aprendizado.
Na internet tem muita gente falando o que pensa sobre o SEO, por isso é importante tomar cuidado e buscar conteúdos baseados em experimentos.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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