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20 maneiras muito simples de falir a sua loja virtual!
e-max.it, posizionamento sui motori

Segundo a Pesquisa Demográfica de Empresas do IBGE realizada em 2015, das empresas nascidas em 2010 apenas 38% estavam ativas após 5 anos de existência. Isso significa que de cada 10 empresas, 6 encerraram suas atividades.

Como você viu, falir uma empresa é muito mais fácil do que você imagina! Preparamos esse guia para você que quer mandar o seu e-commerce pro o buraco (e também para você que não quer que isso aconteça de jeito nenhum ;D ).

Veja agora como é simples falir a sua loja virtual!

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1 - Não tenha nenhum planejamento

Como vocês já devem ter lido na internet, o e-commerce é uma maneira fácil de ganhar dinheiro sem ter que se esforçar muito. Por isso não há nenhuma necessidade de planejamento, pois é só fazer um site, colocar seus produtos na loja, e encher os bolsos de grana, certo?

2 - Não estude E-commerce

Se e-commerce é algo tão fácil como citado no tópico anterior, não há motivos para correr atrás de conhecimento em blogs especializados, como o da VR SYS Agência Digital, e cursos de gestão e marketing. Como diz o ditado popular: “O melhor professor é a vida”.

3 - Venda para todo mundo

Se você definir um nicho como todos os especialistas em lojas virtuais recomendam, você perderá muito dinheiro! É muito mais rentável concorrer com gigantes por um público mais amplo do que focar em um mercado menor com menos concorrência.

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4 - Escolha sempre as opções mais baratas

É importante sempre investir nas ferramentas e serviços mais baratos para a sua loja virtual. Assim você economiza dinheiro e não precisa gastar com coisas inúteis como boa hospedagem para o seu site, boa plataforma de e-commerce e um bom ERP.

5 - Contrate qualquer um para trabalhar na sua loja

Pra que gastar rios de dinheiro com pessoal qualificado se E-commerce é tão fácil? E outra, para que perder tempo com um bom processo seletivo? Evite o desgaste e foque no que importa de verdade!

6 - Não invista em atendimento de qualidade

E daí que as empresas estão inovando seu atendimento através de ferramentas como chatbots? A boa e velha ligação de telefone jamais morrerá!

7 - Não invista em marketing

Outra coisa que não faz nenhuma diferença: estratégias de marketing. Qual é o objetivo em criar estratégias para aumentar o número de vendas?

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8 - Mantenha a mesma estratégia para sempre

A sua ideia de negócio e suas estratégias são tão boas que não precisam ser mudadas com o tempo. O mundo e a tecnologia não estão evoluindo tão rápido assim.

9 - Não invista na segurança da sua loja

Investir em segurança só vale a pena para quem tem loja física, onde os produtos e o dinheiro físicos podem ser roubados. Além disso é legal viver perigosamente, sem se importar com possíveis chargebacks.

10 - Não monitore seus resultados

Como já foi dito: E-commerce é algo muito simples. Então para que analisar as métricas do seu site no Google Analytics? O segredo é ter pensamento positivo.

11 - Não monitore o fluxo de caixa

Monitorar o fluxo de caixa é algo bem dispensável. Colocar o preço correto em seus produtos é ainda menos necessário como você verá a seguir.

12 - Cobre muito barato

Na internet as pessoas compram apenas os produtos mais baratos, sem levar em conta quem está vendendo, as características do produto. É bem assim que acontece a jornada de compra do seu cliente.

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13 - Faça muitos empréstimos sem nenhum critério

Você até pode esperar sua loja crescer de modo natural, mas com empréstimos você pode acelerar esse crescimento. A vantagem de morar no Brasil é que os bancos cobram uma das menores taxas de juros do planeta!

14 - Contrate qualquer um para fazer seu site

Como dito antes, invista sempre nas opções mais baratas. Sabe o seu sobrinho que está no primeiro ano da faculdade e nunca colocou um site no ar? Ele já consegue fazer um trabalho do mesmo nível de uma Agência Digital.

15 - Faça seu cliente se moldar ao seu jeito de trabalhar

O seu cliente deveria agradecer pela sua existência, pois você tem a solução para seus problemas! Nesse caso ele precisa correr atrás de você e não o contrário.

16 - Não fidelize clientes

Como você sabe é muito mais fácil conquistar novos clientes do que manter clientes atuais. Por isso é recomendado que você não tente manter um relacionamento com quem já comprou na sua loja.

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17 - Não tenha nenhum diferencial

Os seus maiores concorrentes têm a resposta para o sucesso. Por isso copie suas estratégias e não perca tempo tentando inovar e ser original.

18 - Não se importe com logística reversa

Não há necessidade de prestar assistência para seu cliente em casos de devolução de produtos. As leis e processos sobre logística reversa são de conhecimento geral dos consumidores, então eles saberão se virar.

19 - Não aprenda com os erros de outras empresas

A maior parte dos sites mostram apenas cases de sucesso e eles estão corretos. Por que você iria  buscar informações sobre empresas que deram errado? Por acaso você quer falir a sua loja?

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20 - Não aprenda com seus próprios erros

Errar é uma das principais partes de ser humano, então não se importe em cometer sempre os mesmos erros. Lembre-se que admitir um erro é algo mal visto em um mundo onde o que importa são as aparências.

Conclusão

Agora vamos falar sério: De cada 10 empresas no Brasil fundadas em 2010, 6 faliram depois de 5 anos de existência. É lógico que a falência de um e-commerce pode ter como causa, fatores externos como a crise econômica pela qual o país passa.

E justamente por causa disso que o proprietário de uma loja virtual não pode ser orgulhoso. É importante escutar os outros, ter vontade de aprender e se esforçar ao máximo para que as coisas deem certo.

Não acredite quando disserem que ter uma loja virtual é fácil. Existem muitos tópicos citados acima que renderiam (alguns já renderam) bons textos, discussões e até mesmo fim de amizades.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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